Ceticismo

links patrocinados

Ceticismo

Ceticismo

O Ceticismo é a crença de que tudo o que nos cerca deve ser analisado e não entendido a partir de suas causas aparentes. Ter uma postura minimamente cética é garantir que não será influenciado pelo senso comum e pela explicações vazias e simplistas, tão comumente encontradas. Afinal, realidade é o que é, não aquilo que queremos que seja.

O que é o ceticismo

O ceticismo é uma vertente filosófica que supõe que a humanidade ainda não pode se deparar com uma certeza absoluta sobre uma verdade ou um determinado conhecimento.

É possível, no entanto, pressupor alguma coisa, postular uma teoria para no futuro ser entendida e até mesmo acreditar naquilo que ainda não possui explicação, mas não supor o entendimento de algo a partir da crença e de explicações dogmáticas. O ceticismo é justamente isso, o contrário do dogmatismo.

O que e Ceticismo

Toda verdade apresentada ao cético será questionada, pois este não admite dogmas da religião ou explicações metafísicas. É possível que o adepto do ceticismo recorra aos métodos científicos para explicar um determinado evento, mas isso não quer dizer que isso seja uma necessidade no entendimento do cético sobre o mundo que o cerca.

O ceticismo pode averiguar as causas das coisas através de sua observação, ou empirismo.

O que não é ceticismo

Aquilo que não pode ser compreendido na sua totalidade, pode ser compreendido a partir de uma tese, que pode ser confirmada ou não no futuro. A tese jamais deve ser tomada como verdade absoluta – é apenas um modo de chegar mais perto do entendimento.

Ceticismo na filosofia

Desmerecer a sabedoria popular em detrimento da ciência não é função nem do método científico, nem do ceticismo. O cético deve se manter neutro. Tudo o que se desvia da objetividade neste caso pode ser considerado pseudo-ceticismo. O propósito do ceticismo não é negar outras teorias e abordagens (sejam elas religiosas, por exemplo), mas duvidar e buscar explicações comprováveis sobre os eventos.

Contribuições no modo de pensar

A postura cética de buscar as causas além da aparência e superficialidade contribuiu fundamentalmente para a ciência, para o avanço tecnológico e para o entendimento do mundo e de nós mesmos. Sem o ceticismo, nem que minimamente, seria difícil imaginar o mundo tal como é hoje. O combate contra o charlatanismo e as teorias sem fundamentação lógica também são contribuições do ceticismo. A ciência moderna é pautada no ceticismo, mas deve estar aberta a novas formas de pensar, apoiando-se em evidencias científicas.

O ceticismo na atualidade

Ceticismo 2013

O ceticismo cresceu muitíssimo nos últimos anos, principalmente com o avanço tecnológico, o que contribuiu para a propagação do conhecimento e a criação de maior discussão sobre a causa das coisas. No entanto, “supostas” vertentes do ceticismo que condenam outros modos de pensar, baseadas no preconceito religioso, também cresceram e fogem do objetivo primordial do ceticismo, que é averiguar o contexto de um evento, sem tomá-lo como verdade e explicá-lo dentro do possível a partir de recursos comprováveis.

O ceticismo não deve ser pretexto para atacar uma ideia ou uma visão de mundo diferente de modo taxativo, pois acabaria, desta forma, transformando-se no seu oposto, em um fanatismo tecnológico-científico.

Crescimento do Ceticismo Ceticismo nos estudos

Pesquisar