CET trânsito

links patrocinados

CET trânsito

CET trânsito

A Companhia de Engenharia de Tráfego (conhecida popularmente como CET) é uma empresa de serviços relacionadas ao trânsito na cidade de São Paulo, fundada no ano de 1978. Desde então, outros municípios utilizam a mesma sigla para os órgãos equivalentes em suas cidades. Os departamentos de trânsito em todo o país utilizam a expressão agora, devido a sua relação de organização e funcionalidade do sistema, levando em consideração o fluxo de veículos, os semáforos, a circulação de pedestres na área, entre vários outros determinantes.

O CET de São Paulo acabou sendo referência para todos os outros, considerando que as informações no site oficial são muito bem organizadas e detalhadas, divididas de acordo com região, tipo de transporte, tempo estimado de viagem, entre outras questões relevantes. Desde sua fundação, a CET tem como objetivo melhorar a relação entre os motoristas, resultando também na segurança do trânsito, evitando acidentes e possibilitando uma fluidez rápida ou, pelo menos, de acordo com a quantidade de veículos naquele momento.

Levando em consideração que a capital paulista possui quase sete milhões de veículos registrados e o número de habitantes ultrapassa os onze milhões, a CET possui muitas variáveis que podem afetar o trânsito (acidentes, excesso de veículos, atraso de ônibus, grande fluxo de pedestres devido a um evento ou data comemorativa ou ainda protestos, ausência de ciclovias, motocicletas que furam fila, qualquer motorista que desrespeita sinais vermelhos ou amarelos, entre muitas outras questões).

Funções e serviços

A CET oferece na sua página oficial descrições atualizadas minuto a minuto sobre a situação do trânsito e tráfego em determinadas regiões, possibilitando até mesmo a visualização de câmeras nas ruas e estradas, com previsões de tempo de viagem, quilômetros rodados por minuto, entre outras. Além disso, a CET conta com projetos sociais sobre educação no trânsito para crianças e adolescentes, bem como campanhas evitando comportamentos de risco de adultos (o não uso do cinto de segurança, falar ao celular ou mandar mensagem enquanto dirige, fazer ultrapassagem apenas em trechos indicados e seguros, além da conscientização sobre não misturar álcool com direção). Segundo o site oficial, o número de acidentes com vítimas fatais a cada dez mil veículos caiu de onze, no ano de 1987, para dois, no ano de 2009.

Mais informações

A CET também disponibiliza informações e documentos, bem como relatórios financeiros em seu portal de transparência, demonstrando mais uma vez sua preocupação com os cidadãos e o interesse público. A transparência resulta numa imagem positiva e de credibilidade por parte da empresa, bem como é uma forma de publicizar dados de forma mais acessível para jornalistas e pesquisadores, ou então para profissionais da área.

Além disso, o site conta com uma seção de perguntas freqüentes que são um guia rápido de como solucionar problemas da forma adequada, envolvendo temáticas como multas, fretes, questões sobre ciclovias, cadeiras especiais para crianças, dúvidas sobre a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), etc. Para quem quiser se manter informado constantemente sobre a situação do trânsito, é possível seguir a CET no Twitter e receber atualizações através do celular ou do smartphone com conexão a internet.

Fotos

Confira Fotos do CET trânsito:

CET TrânsitoCET Trânsito
Companhia de Engenharia de Tráfego Companhia de Engenharia de Tráfego
A CET é uma empresa de serviços relacionadas ao trânsito na cidade de São PauloA CET é uma empresa de serviços relacionadas ao trânsito na cidade de São Paulo

Pesquisar
Artigos Relacionados