CESPE EMBASA

links patrocinados

Cespe Embasa

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A., conhecida popularmente por Embasa é responsável pelo fornecimento de água no estado da Bahia, bem como ampliação do saneamento básico na região. Atualmente, pertence ao governo Baiano e faz a cobertura de quase toda a área, se tornando a segunda maior empresa de concessão pública no estado e a décima terceira entre todas (públicas ou privadas). Ao se comparar em nível nacional, fica na posição 253.

Outro destaque da empresa é ter ficado em primeiro lugar no quesito desempenho de qualidade da água em uma disputa envolvendo mais de sessenta instituições (públicas, privadas e até mesmo internacionais, considerando que a Argentina também participou do processo), principalmente nos quesitos de pH e de quantidade de fósforos. A empresa possui uma certificação de ISO 9001 2000, conquistada no ano de 2005.

A Embasa é reconhecida no país todo, mas principalmente entre os baianos pela sua educação ambiental e sustentável, evitando ao máximo o impacto negativo na natureza. A promoção inclui também palestras educacionais, cursos de capacitação, conscientização escolar, etc. Com uma possibilidade de infiltração cada vez maior nas regiões afastadas da Bahia, a empresa também possui uma excelente relação com os clientes, já que conta com postos de atendimentos, possibilidade de contato pelo telefone e também por email.

Mais informações

O Saneamento no Brasil ainda não está em cem por cento das residências, sendo que isso tem muitos impactos negativos, como por exemplo: poluição de rios, lagos e córregos, bem como possibilidade de contato com água contaminada resultando em diferentes doenças, ausência de estrutura residencial, sendo que em todos os casos as soluções são simples: planejamento na hora de construir.

As empresas estatais geralmente justificam não oferecer o serviço de saneamento em certas áreas por elas serem de risco, mas ao mesmo tempo existem várias pessoas morando nesses locais em condições precárias. Por isso é tão importante que haja uma pressão da sociedade civil para popularizar a construção das casas por parte do governo. Com maior conscientização sobre a necessidade de apoio à essas famílias carentes.

Atualmente, a Embasa vem ganhando destaque na mídia, porém de forma negativa: além do seu site oficial não funcionar (ou então receber um número tão grande de acessos que está temporariamente fora do ar), desde metade do mês de abril, suspendeu o fornecimento de água em algumas regiões do interior da capital baiana (Alphaville, Trobogy, algumas Avenidas principais, além de outros trechos). Segundo declarações oficiais da assessoria de imprensa da empresa, o funcionamento voltaria pouco tempo depois, sendo que imóveis com bom abastecimento de caixa d’água não seriam afetados.

Para quem deseja trabalhar na Embasa, as vagas são disputadas através de concurso público realizado pela empresa Cespe (com sede oficial em Brasília e formada por profissionais que trabalhavam na Universidade Federal de Brasília (UnB), além de inclusive aplicarem o vestibular da instituição). A Cespe atualmente realiza provas em várias outras cidades, tanto de concursos públicos como testes avaliativos e vestibulares, bastando apenas entrar em contato para contratar a empresa.

Fotos

Cespe EmbasaCespe Embasa
Concurso EmbasaConcurso Embasa
Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.AEmpresa Baiana de Águas e Saneamento S.A

Pesquisar
Artigos Relacionados