Cerimônia de Casamento Grego
Tenha um casamento grego e celebre momentos incríveis com seu parceiro
A Grécia é um país localizado no sudeste da Europa e é o berço da democracia, dos Jogos Olímpicos, da filosofia, da literatura ocidental. Enfim, a Grécia é parte importante, se não a mais, da história do mundo em que vivemos. Apesar da crise econômica desse país, que já foi um dos mais ricos, os gregos ainda cultivam suas tradições seculares. Uma das principais é o casamento grego. O que você viu nos filmes hollywoodianos, em parte, é verdade.
Na antiga Grécia, eram os pais que procuravam a companheira ideal para seu filho. A partir do momento que era selado o contrato entre os noivos, ou o noivado, a família do noivo já tinha autoridade sob a mulher e o dote que o pai da noiva oferecia ao noivo era indispensável. O casamento na Grécia antiga tinha um processo ritual muito forte. O noivo usava uma túnica de lã e a noiva, por sua vez, era enfeitada com coroas e perfumada com óleo e mirra para seduzir o marido.
A festa do matrimônio era feita na casa das duas famílias e incluía banquetes majestosos com muito peixe, gergelim, queijos, vinho e é claro, amêndoas. Outros elementos indispensáveis em uma cerimônia de casamento grego são as músicas e as danças típicas da região. Uma das partes mais interessantes do matrimônio é quando o noivo segura o pulso de sua mulher e a leva para casa, seguido pela mãe da noiva e a sua própria mãe, que precisavam levar tochas durante o caminho.
O casamento grego atual não mudou do antigo. O matrimônio continua sendo um sacramento e deve ser seguido dentro e fora da Igreja. A cerimônia começa sempre com os noivos segurando suas velas durante todo o processo. Ao invés de trocarem alianças, no casamento grego, os noivos são coroados três vezes com coroas feitas de fitas, flores e tecidos finos, além de partilharem uma taça de vinho, simbolizando o amor entre os dois. As amêndoas que ficavam na tábua onde as coroas estavam repousadas são entregues às mulheres solteiras, pois aquelas representam a fertilidade de um casal.
Como você deve ter visto em muitos filmes, no casamento grego existe a tradição dos pratos. Em uma dança formam-se dois círculos ao redor da noiva e os convidados jogam dinheiro e quebram pratos para trazer sorte para o novo casal. Outra dança muito tradicional é a kalamatiano ou a dança do lenço, onde cada um dos convidados chama outros para rodar com fitas pelo salão.
A principal diferença entre o casamento grego e o brasileiro é a ausência de um sacerdote para celebrar a cerimônia. O matrimônio na Grécia, principalmente a antiga, era um ato voltado apenas para as famílias e entes próximos dos noivos.
Se você quer casar e é de uma família tradicional grega ou apenas encantou-se com essa cultura que já existe há séculos, então escolha a nossa empresa para fazer dessa cerimônia o momento mais importante da sua vida! Só a nossa empresa tem os melhores preços, atendimento e a garantia de que essa será a ocasião mais feliz na sua vida e de seu parceiro.
Fotos
Confira Fotos da Cerimônia de Casamento Grego: