Cereais – tudo sobre cereais, cereais integrais e barras de cereais

links patrocinados

Cereais

Cereais – tudo sobre cereais, cereais integrais e barras de cereais

Os cereais são os alimentos mais produzidos no planeta, além de serem os principais fornecedores de calorias aos seres humanos. Dentre os mais conhecidos e consumidos estão trigo, milho e arroz. A classificação como cereal é bastante genérica: ao todo, existem mais de seis mil espécies classificadas nesta categoria.

Contudo, quando pensamos no senso comum, ao invés do rigor científico de classificação, costumamos dar o nome de “cereal” a grãos normalmente utilizados em uma alimentação saudável, como aveia, centeio, linhaça e quinoa.

Estes cereais possuem alto valor nutritivo, especialmente no que diz respeito a carboidratos, proteínas e fibras. Estes grãos são muito utilizados na produção de pães integrais , granola e barras de cereais.

Benefícios dos cereais integrais

Nos últimos anos cresceu a preocupação com a busca por alimentos saudáveis, geralmente aqueles que recebem o rótulo de orgânicos e integrais. De fato, o alimento integral possui um número bem maior de propriedades do que sua versão processada. Isso acontece porque, durante o refinamento de um produto, diversos nutrientes podem ser perdidos.

Cereais

O cereal em sua versão integral não tem alterações em sua estrutura, podendo fornecer uma quantidade maior de vitaminas, minerais e fibras. E isso se aplica do arroz à aveia. No caso do arroz, por exemplo, uma parte considerável de vitaminas e minerais está no germe e na película que envolve o grão, elementos que são retirados durante o processo de refinação.

Benefícios das barras de cereais

As barras de cereais se tornaram um alimento muito popular nos últimos anos, graças à sua facilidade de transporte e alta carga nutricional. Outra vantagem é a possibilidade de armazenamento por um tempo maior, o que não pode ser feito, por exemplo, com frutas.

As barras de cereais têm diversos benefícios comprovados. Contudo, os nutricionistas recomendam alguns cuidados no consumo do produto. O primeiro deles, e mais importante, é não utilizar a barra de cereais como uma substituta às refeições tradicionais. O produto deve ser preferencialmente consumido entre as refeições, como em um café da tarde, por exemplo.

Cereais Integrais

Outra dica muito importante é ficar atento ao rótulo do produto. Algumas delas podem conter uma porcentagem muito alta de açúcar, o que diminui o caráter saudável do produto.

Algumas têm como objetivo fornecer uma grande quantidade de energia para a prática de atividades físicas. Neste caso, a ingestão do produto, sem a posterior atividade física, pode até mesmo contribuir para o aumento de peso.

Como fazer barras de cereais em casa

Barras de Cereais

Apesar destas pequenas ressalvas, a barra de cereal é um alimento recomendado pela maioria dos nutricionistas. Utilizada como complemento a uma alimentação saudável, a barrinha pode trazer muitos benefícios para o corpo, principalmente para as funções intestinais.

Além de tudo, a barra de cereais pode ser feita em casa. Há diversas receitas disponíveis em páginas especializadas, como o Cyber Cook. O ideal, neste caso, é ficar atento à utilização de cereais integrais, que deixam a barrinha ainda mais nutritiva.

Onde comprar cereais integrais

Os cereais integrais podem ser adquiridos em casas especializadas ou até mesmo em supermercados. Neste caso, é importante prestar atenção no rótulo: todos os produtos integrais costumam ser identificados como tais.

Beneficios dos Cerreais Como fazer Barras de cereais em casa

Pesquisar
Artigos Relacionados