CEP Consulta

links patrocinados

CEP Consulta

O Código de Endereço Postal (conhecido popularmente como CEP), é um sistema organizacional para facilitar as entregas de encomendas e correspondências em todo o mundo, embora os métodos sejam diferentes para cada país. O objetivo é simples: mapear e dividir as áreas geográficas de uma nação, dividindo em um número específico e nomeando cada parte com o dígito equivalente.

O CEP, portanto, identifica a região (norte, sul, sudeste, nordeste, etc.), estado em que o recipiente está localizado, bem como qual o posto dos Correios que deve receber a encomenda para então encaminhá-la para o bairro da cidade em questão. Com isso, o processo é dividido não apenas no sentido de área, mas também de trabalho de cada um dos postos (o do remetente, do recipiente e qualquer outro pelo qual o pacote passar).

Qualidade e produtividade como foco

Outras contribuições do CEP incluem: cada micro região possui um CEP único, que não existe em nenhum outro estado, logo não haverá engano de envio. Além disso, é um modo fácil de consulta para todos os funcionários visualizarem por onde o pacote passou (processo de triagem, se já está a caminho da entrega, entre outros). O CEP também serve como referência para o cálculo de preços de fretes em geral (tanto para lojas online, como para o comércio informal de mercadorias, o Mercado Livre sendo um dos exemplos mais populares neste caso).

No sentido de análise de desempenhos por parte de agências diferentes, o CEP também pode ser uma sugestão. É possível comparar duas entregas que tem o endereço de recipiente e remetente trocados (de Curitiba para São Paulo e de São Paulo para Curitiba, por exemplo), e se há um diferencial muito grande de prazo de entrega, isso pode estar ligado com a produção de um posto dos Correios específico.

Consulta pelo cidadão

O site oficial dos Correios é muito informativo, com bastantes detalhes sobre todo o processo de entrega, o trabalho das agências postais e a dedicação dos carteiros como um todo. Alguns exemplos de dados referenciais são os prazos de entrega de acordo com o tipo de encomenda e o destino de envio, além de explicar como funcionam as caixas postais, sugestões de qual serviço escolher de acordo com a sua necessidade, etc.

A seção mais utilizada no site, entretanto, provavelmente envolve a consulta de CEP para aqueles que não conseguem se lembrar o seu número de cor ou então possuem apenas o nome da rua e o número como informação de um cliente para quem desejam fazer um envio. Esse serviço é utilizado também quando se quer presentear uma pessoa, que sabemos onde mora, mas não temos o CEP, visto que não é uma informação fácil de ser memorizada ou mesmo divulgada com freqüência. Portanto, basta preencher nos campos informativos os dados referentes (nome da rua e número da casa) para descobrir o CEP em questão.

Importância

O sistema brasileiro de CEP foi criado no ano de 1971, para evitar os erros de entregas acontecerem em ruas erradas que tinham o mesmo nome na mesma cidade. Com o CEP, o processo de separação das correspondências ficou muito mais rápido e sistematizado, fazendo com que o serviço resulte em menos complicações.

Fotos

Confira Fotos do CEP Consulta:

CEP consultaCEP consulta
Você pode consultar o CEP através do site dos CorreiosVocê pode consultar o CEP através do site dos Correios
O CEP foi criado para facilitar a entrega das correspondênciasO CEP foi criado para facilitar a entrega das correspondências

Pesquisar
Artigos Relacionados