CEP Brasil

CEP Brasil

CEP Brasil

Sobre o CEP Brasil

Às vezes queremos ou precisamos enviar alguma correspondência por correio, mas não sabemos o CEP do destinatário. Isso é bastante comum, mas é bom lembrar que os Correios não fazem entrega se o endereçamento não estiver correto, com todos os campos preenchidos (endereço, número, apartamento, CEP).

Quem não souber o CEP desejado tem a opção de procurá-lo no site dos Correios. Na página deles na internet está um link, no canto superior esquerdo – logo abaixo do logotipo, onde está escrito “Buscar CEP”. Por ali, a pessoa consegue obter o número do CEP informando apenas o endereço com o número do local desejado.

Mas, afinal de contas, para que serve o CEP? O que significa a sigla? Estas dúvidas intrigam muitas pessoas, mas que geralmente não buscam saber o por que dessas indagações.

Código de Endereçamento Postal

O CEP significa Código de Endereçamento Postal, e serve como forma de organizar melhor as correspondências e agilizar o trabalho dos funcionários dos Correios. O CEP foi inventado em 1971, e continha, naquela época, apenas cinco dígitos. Hoje, ele possui oito dígitos numéricos, onde cada um serve como forma de identificação de determinado lugar.

Por exemplo, o CEP da cidade de Ponta Grossa é o 84.000-000. O primeiro dígito diz respeito à região à qual a cidade pertence; o segundo é para identificar a sub-região; o terceiro é o setor; depois o sub-setor; divisor de sub-setor; e os três últimos são os indicadores de distribuição (sufixo).

O Brasil está dividido em dez regiões. A definição do número de cada região se deu a partir do estado de São Paulo, que possui duas regiões. São Paulo está dividido entre a Grande São Paulo, que tem o CEP começando com 0, e a região do interior, onde o CEP começa com 1. Do mesmo modo, só que no sentido anti-horário, o restante das regiões do país foram numeradas até o algarismo 9.

Definição e finalidade

O CEP, como todos sabem, é um conjunto numérico que serve para organizar e acelerar o encaminhamento e a entrega das correspondências ou objetos que são encaminhados pelos Correios. Sua finalidade é agilizar o processo e permitir que a triagem das correspondências seja feita por meios eletrônicos.

GD Star Rating
loading...
CEP Brasil, Nota: 3.4 de 5 com 14 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados