Censo 2010

links patrocinados

Censo 2010

Censo 2010

No Brasil de 10 em 10 anos é realizado um censo demográfico para saber algumas características populacionais, econômicas, sociais e culturais do país, traçando assim um perfil geral do país. O último a ser registrado foi o Censo 2010, de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o nosso IBGE. O censo tem uma função fundamental nas políticas públicas dos governos, sobre tudo o governo federal, pois ele permite que sejam traçadas estratégias novas de planejamento do país para a década seguinte. O Censo 2010, para isso, reuniu agentes que tiveram que ir na grande maioria das residências brasileiras coletar dados e informações.

Informações sobre o Censo 2010

Uma das informações que foram coletadas no Censo de 2010 diz respeito a forma de moradia das pessoas, como se o imóvel é próprio ou alugado, quantos cômodos existem na residência, quantas pessoas vivem juntas no ambiente, se há energia elétrica, se há geladeira ou não, dentre tantos outros dados. Outras perguntas feitas pelos agentes dizem respeito à coleta de dados quanto à educação e ao trabalho das pessoas. É importante ressaltar que nenhuma pessoa é abordada na rua, tendo o agente que ir até o domicílio da pessoa para realmente obter essas informações pertinentes.

O Censo 2010 pela internet

Busca Censo

O Censo 2010 representou a 12ª edição da pesquisa demográfica realizada pelo IBGE e trouxe a novidade de poder ser respondido por meio da internet. Os 5.565 municípios brasileiros puderam participar dessa modalidade, no entanto ainda não foi descartada a presença do recenseador na residência, uma vez que o Censo 2010 só pode ser respondido pela internet depois de receber um envelope lacrado do recenseador com as instruções do questionário específico do site. Na carta também havia um código próprio que permitiria o acesso e que é um código único de cada residência, contendo senhas diferenciadas de segurança.

Números do último censo

Censo

No último censo realizado no Brasil, em agosto do ano de 2010, aproximadamente 190 mil pessoas cumpriram o papel de recenseadores e foram fazer visita domiciliar em 67,7 milhões de unidades, em todos os municípios do território nacional. O Censo 2010 apontou para um número de 190.732.694 pessoas vivendo no país naqueles idos. Mas o censo também á capaz de apontar o índice populacional de cada município brasileiro e apontar os indícios de migração e imigração entre eles. Para realizar o Censo 2010 o governo gastou R$1,4 bilhões. Foram visitados os domicílios de cerca de 58 milhões de brasileiros.

Indicadores culturais do censo

Censo 2013

Nos últimos anos o Censo brasileiro tem se preocupado em buscar indicadores e informações a respeito dos bens culturais e da cultura como um todo no Brasil. Uma parceria entre IBGE e Ministério da Cultura feita no ano de 2004 garantem que as informações obtidas no setor cultural possam ser usadas em estudos, publicações e pesquisas , afim de fomentar o planejamento de ações para o setor. Para tal existe o “Sistema de Informações e Indicadores Culturais”, realizados no Censo de 2010 e que contribuem para desenvolver análises socioeconômicas no segmento da cultura no país.

IBGE Censo 2010 Ultimo Censo

Pesquisar