CEA AP

CEA AP

CEA AP

Sobre a CEA AP

Por mais que empresas, instituições públicas ou privadas, tenham que ter seu lucro próprio com o serviço que prestam, algumas necessidades são fatores obrigatórios para garantir a dignidade da condição humana. Por isso, determinados serviços não podem ser vistos como a simples comercialização, mas sim como direitos básicos da população.

Criação da empresa

Para mediar tais situações, cada região tem sua própria companhia responsável por cuidar do fornecimento e gerenciamento de luz para os seus habitantes. Assim, os serviços envolvidos com a prestação da energia elétrica aos moradores são obtidos por meio de licitações e estão sujeitos a fiscalização pública.

No Amapá (AP), a empresa responsável é a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Justamente por ser vinculada a um serviço público, a criação da instituição foi estabelecida em 1954 por meio do Decreto nº 35.701, de 23 de junho. Com isso, foi autorizado o uso da energia elétrica a partir da Cachoeira do Paredão, que tem força suficiente para gerar a energia hidráulica.

Nesse primeiro momento, a CEA não tinha o nome com o qual pode contar hoje, mas logo ganhou a oficialidade em 1956. Dessa vez, a ordem que autorizou sua consolidação foi a Lei nº 2.740, de 02 de março.

Constante expansão

Com a criação da CEA, ficou como suas funções e seus objetivos a construir e explorar os meios que permitiriam o uso da energia elétrica e a sua distribuição pela região abrangida. Para chegar ao resultado final, que é utilizado ainda hoje, foram necessários estudos e projetos sobre a área que estava sendo explorada, a fim de garantir o melhor aproveitamento dos recursos naturais.

Outro fator que influenciou a expansão dos serviços prestados pela CEA foi o desenvolvimento da própria tecnologia. Com geradores cada vez melhores, aparelhos que permitem a geração de diesel, entre outros fatores, permitiram a maior geração de energia.

De acordo com dados fornecidos pela CEA, o número de usuários em residências chegou a 129.973, no ano de 2009. Ao mesmo tempo, no setor industrial a empresa registrou o total de 534 usuários no mesmo ano. Ainda, os usuários com perfil comercial atingem o número de 13.312.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados