CBO 2009

links patrocinados

CBO 2009

CBO 2009

CBO é a sigla para a Classificação Brasileira de Ocupações. Essa se constitui como uma norma que classifica a partir de números e descrição as atividades econômicas e profissionais que são determinadas pela CONCLA, que é a Comissão Nacional de Classificação. Essas classificações são utilizadas pelos órgãos do governo.

A CBO tem duas versões consideradas as principais: a CBO 94 e a CBO 2002. A que está em vigor atualmente é a CBO 2002. Uma das funções da CBO é que ela é utilizada eventualmente em relatórios, principalmente nos relatórios eletrônicos, que são enviados para os órgãos do governo, incluindo nas declarações de imposto de renda e também RAIS.

O que é a CBO 2009

a CBO 2009, Classificação Brasileira de Ocupações se classifica como um documento com a função de normalizar o reconhecimento da codificação e nomeação de títulos e também conteúdos das ocupações existentes no mercado de trabalho no Brasil. A CBO 2009 também pode ser considerada uma classificação de caráter enumerativo e também classificação descritiva.

A classificação enumerativa tem a função de enumerar e codificar os empregos e também outros modos de trabalhos. A intenção é reunir dados para finalidades estatísticas dos registros administrativos, bem como o censo popular e também pesquisas domiciliares. A classificação enumerativa também inclui descrição sumária, títulos ocupacionais e também códigos para facilitar o trabalho com os dados. Portanto, ela é conhecida pela estrutura ocupacional e também pela nomenclatura ocupacional.

Já a classificação descritiva tem a função de realizar o detalhamento de todas as atividades que são realizadas no trabalho. Ela também detalha a experiência profissional, os requisitos de formação e, por último, as condições de trabalho.

Funções enumerativa e classificativa da CBO 2009

A função da classificação enumerativa da CBO é usada nos registros de caráter administrativo, como por exemplo, a Declaração de Imposto de Renda, a Relação Anual de Informações Socais, conhecido pela sigla RAIS, o Seguro Desemprego, entre outros. Nas pesquisas de caráter domiciliar, a classificação enumerativa da CBO é usada para codificar as ocupações. Por exemplo, em pesquisas do IBGE ou então no Pnad, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios e também o Censo Demográfico.

A função descritiva da CBO, por sua vez, é usada no Sine, o Sistema Nacional de Empregos que realiza a recolocação de trabalhadores. É usado também para elaborar currículos, nas atividades de educação em sindicatos e empresas, na avaliação da formação do profissional, em escolas, e também nos serviços de imigração. Ou seja, a função descritiva da CBO é utilizada nas diversas atividades em que requerem informações do conteúdo do trabalho.

Histórico da CBO 2009

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, teve sua estrutura básica elaborada no ano de 1977. Foi um trabalho realizado pela Organizações das Nações Unidas, a ONU em conjunto com o Brasil. A Organização Internacional do Trabalho, a OIT, participou da elaboração da CBO intermediando no Projeto de Planejamento de Recursos Humanos. A atualização da CBO passou a ser responsabilidade do MTE.

O CBO é uma referência obrigatória dos registros de caráter administrativo que mostram os programas de política de trabalho no Brasil.

Fotos

Confira Fotos sobre CBO 2009: Sobre CBO 2009 Funções CBO 2009 Trabalho CBO 2009 Avaliações CBO 2009

Pesquisar