CBF Ranking 2010

links patrocinados

Ranking 2010

CBF Ranking 2010

Ao final de cada ano e de cada Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulga o ranking nacional de clubes atualizado e que valem para a temporada do ano seguinte.

Ranking

Com o fim do Campeonato Brasileiro, a CBF divulga o ranking dos clubes atualizado e que vale para a temporada seguinte. Para elaborar o ranking a Confederação leva em consideração algumas conquistas realizadas pelos clubes, assim como as colocações finais nos principais campeonatos nacionais ao longo dos anos, sendo que são atribuídos pontos para cada um. Essa pontuação já é pré-estabelecida.

Liderança

Em 2010, o Grêmio se manteve como líder do ranking, somando 2.092 pontos. Em segundo lugar ficou o Corinthians com 2.079 pontos, seguido de Flamengo, com 2.039, Vasco, com 2.031 pontos, e São Paulo, com 1997 pontos. Em relação ao ano anterior, os únicos times que inverteram posições no ranking foram Flamengo e Vasco. Em 2009, o Flamengo ocupava a quarta posição, mas com a conquista do Campeonato Brasileiro passou a ser o terceiro colocado.

Vinte primeiros

Além do Grêmio, Corinthians, Flamengo, Vasco e São Paulo, ainda compõem os dez primeiros colocados do ranking: Atlético-MG, em sexto lugar com 1979 pontos, Palmeiras com 1956 pontos, Internacional aparece em oitavo lugar com a soma de 1.942, seguido de Cruzeiro com 1891 e Santos com 1746.

Em décimo primeiro lugar está o Fluminense somando 1658 pontos, e então Botafogo com 1615, seguido da equipe do Goiás com 1478. Em décimo quarto está o Coritiba com 1473 pontos, seguido de Guarani com 1470, Sport com 1463 pontos, Portuguesa com 1366, Atlético-PR somando 1320 e fechando os vinte primeiro colocados estão o Bahia (1318) e Vitória (1291).

Entre os clubes que disputam a série A do Campeonato Brasileiro em 2010, os times do Ceará, Barueri, Avaí e Atlético –GO não estão entre os vinte melhores do ranking, estando respectivamente nas colocações: 25º, 89°, 41º e 52º.

Na prática

Os times que ficam entre os 20 com melhor desempenho no Campeonato Brasileiro recebem uma pontuação específica e o restante recebe uma espécie de bonificação, da mesma forma são atribuídos pontos conforme classificação na Copa do Brasil, assim começa a se estabelecer o ranking da CBF, que além de mostrar qual equipe tem uma pontuação maior e conseqüentemente um maior desempenho durante todos os anos, o ranking da CBF também é utilizado na Copa do Brasil do ano posterior, onde 64 clubes disputam-na, dos quais 54 são provenientes de campeonatos estaduais ou outros torneios seletivos, e dez são provenientes do ranking da CBF. Além disso, ela determina quanto será o número de vagas destinadas a cada Estado em torneios realizados pela entidade, como o já citado, Copa do Brasil.

A participação também conta pontos para o ranking, sendo que o campeão leva 30 pontos, um número bem menor se comparado ao Campeonato Brasileiro. A justificativa da baixa pontuação se dá como uma maneira de tornar mínimos os prejuízos dos clubes que disputam a Taça Libertadores, que acontece no mesmo período que a Copa do Brasil.

Fotos

Confederação Brasileira de FutebolConfederação Brasileira de Futebol
Ranking da CBFRanking da CBF
TorcidasTorcidas

Pesquisar