Caterpillar Brasil

links patrocinados

Caterpillar Brasil

Caterpillar Brasil

Como toda grande empresa, a Caterpillar possui uma história no Brasil e busca cada vez mais expandir, garantindo qualidade em seus produtos e proporcionando que muitas oportunidades de empregos sejam oferecidas. Além disso, se preocupa também com ações de sustentabilidade podendo assim expandir sua fabricação e proteger o meio ambiente.

Instalação

A Caterpillar começou suas atividades no Brasil ainda em 1954, com um armazém destinado à comercialização de seus produtos, assim como a produção e estocagem. Esse armazém ficava no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. Três anos depois, adquiriu uma área de aproximadamente 165 m² localizado no bairro Santo Amaro, na cidade de São Paulo, onde na década de 60 construiu sua primeira fábrica, que teve na Motoniveladora 12E sua primeira máquina produzida nacionalmente.

Em 76, instala a sua segunda fábrica na cidade de Piracicaba numa área de aproximadamente quatro milhões de metros quadrados, onde depois de se modernizar, consolidou em 1993 sua sede de operações administrativas procurando simplificar procedimentos e assim reduzir custos, para conseqüentemente aumentar a sua competitividade.

Atualmente conta com 214 mil de metros quadrados de área construída, e abriga além da sede administrativa, um espaço para treinamento de revendedores e Clube dos Empregados da Caterpillar.

Paraná

Em 2010, a empresa realiza uma nova empreitada e investe na compra de uma nova fábrica localizada no município de Campo Largo, no estado do Paraná. O terreno tem cerca de milhão de metros quadros, e após sua remodelação deve contar com uma área construída de 50 mil metros quadrados. Nesse local serão produzidas retro-escavadeiras e carregadeiras de pequeno porte.

Tecnologia e produtos

Atuando como a líder no mercado de peças neste segmento, a cada ano a Caterpillar investe cada vez mais em alta tecnologia, para assim adotar formas mais flexíveis em suas operações, além de oferecer e melhorar seus produtos, primando pela qualidade. Essa busca por melhorias colocou a Caterpillar entre as 30 maiores exportadoras brasileiras.

No total, são mais de 35 de modelos que compõem a sua lista de produtos, sendo escavadeiras hidráulicas, compactadores, carregadeiras de rodas, motoniveladoras, retro-escavadeiras e tratores de esteiras, isso acompanhado de ferramentas e acessórios especiais para esses equipamentos.

Sustentabilidade e proteção

Na fábrica localizada na cidade de Piracicaba, o respeito ao meio ambiente está provado com a instalação de uma estação de tratamento dos resíduos industriais e sanitários. A água usada também é reciclada e reaproveitada e parte dela, depois de ser devidamente tratada, é devolvida ao Rio Piracicaba.

Ainda com foco no meio ambiente, a empresa tirou da produção materiais que são nocivos ao ambiente como o cromato de chumbo – presente nas tintas utilizadas – e o cádmio, entre outras que danificam a camada de ozônio.

Para evitar que o solo e o lençol freático pudessem ser contaminados, a empresa realizou a suspensão das tubulações e dos tanques de óleo, e também tem reciclado óleos, papéis, metais e plásticos. No total, são reutilizados cerca de 60% da água consumida para fins sanitários e 97% dos resíduos sólidos que gera também são reaproveitados.

Fotos

Caterpillar BrasilCaterpillar Brasil
Equipamentos da CaterpillarEquipamentos da Caterpillar
ProdutosProdutos

Pesquisar
Artigos Relacionados