Castanha do Pará: benefícios para a saúde

links patrocinados

Castanha do Pará: benefícios para a saúde

Uma semente com seu tamanho que parece insignificante, no entanto que traz muitos benefícios para o organismo. A castanha do Pará é um dos frutos categorizados exóticos, e que só são gerados em algumas regiões do pais, como a castanha que só germina na região norte do país, no estado do Pará. Porem ela é traz muitos benefícios para o organismo ,sendo que pode ser consumida de várias formas e tem uma forte atuação nas defesas do organismo. Conheça os principais benefícios da castanha do Pará!

Castanha do Pará: composição

Um alimento carregado de benefícios para o organismo, sendo que a castanha do Pará atua como uma superproteção para os sistemas do corpo humano.

Castanha do Pará: benefícios para a saúde Benefícios da castanha dao Pará

Logo depois de ser ingerida já vai recarregar a quantidade de selênio no seu organismo, o mineral que um dos mais importantes para garantir a manutenção da sua saúde. Ela é ainda rica em magnésio, fósforo, cálcio, fibras, proteína, vitamina B, vitamina E e ácidos graxos.
Além disso, ela tem ações combatentes ao envelhecimento das células, que são causados pelas moléculas de trazem danos celular, os famosos radicais livres.
Para se ter uma ideia da quantidade de nutrientes da castanha do pará, é só compara-la com a castanha existente na Nova Zelândia, onde os estudos mostram que duas unidades são suficientes para aumentar o selênio na corrente sanguínea em sessenta e cinco por cento. Entretanto a castanha do pará, brasileira tem o mesmo efeito em somente uma castanha.
Recomenda-se que os adultos consumam, cinquenta microgramas todos os dias, no mínimo, para as crianças a metade de uma castanha já basta.

Castanha do Pará

Castanha do pará: Selênio

E para quem não sabe o selênio é muito importante para o corpo humano manter-se saudável, já que ele é responsável por a formação de enzima antioxidante, que sem ele, fica inativa e não pode atuar contra os radicais livres.
Ele também atuar protegendo o cérebro, sendo que pela mesma ação explicada anteriormente ele acaba beneficiando a preservação desse órgão, e evita que as complicações neurodegenerativas possam surgir no decorrer dos anos.
A castanha do pará também é benéfica para aqueles que tem tireóide, e também age contra alguma substancia tóxica ingerida.

Consumo da castanha do Pará

Castanha do pará consumo

No entanto a castanha do pará deve ser consumida de acordo com as recomendações, sendo que somente uma todos os dias é o suficiente. Isso porque o excesso de selênio no organismo também pode trazer complicações a saúde, como a toxidade, que pode resultar em enfraquecimento do cabelo e unhas, além de dores de cabeça.

Castanha para saúde

Aliada da saúde

Por isso se quer uma aliada a sua saúde, leve sempre com você uma castanha, todos os dias, ela possui cinco gramas e tem a mesma quantia de selênio que está presente em: cem copos de leite, dezesseis pães- francês, três filés de frango, dez ostras e três latas de sardinha. Mesmo tendo sua produção somente na região norte do país ela é comercializada em todo o território, e pode ser encontrada nos supermercados com facilidade.

Pesquisar
Artigos Relacionados