Cartão de memória

links patrocinados

Cartão de memória

O equipamento conhecido como cartão de memória tem a função de guardar arquivos ou informações contidas em equipamentos eletrônicos de diversos tipos.

Os telefones celulares, as filmadoras, as câmeras fotográficas digitais, os aparelhos de vídeo game, os computadores portáteis como netbooks e notebooks, computadores tradicionais e MP3 players contém cartão de memória.

O cartão de memória é uma tecnologia interessante desde os anos 90, pois utiliza um dispositivo diferente para recolher os dados, sistema chamado de memória flash.

Quais são as vantagens de usar um cartão de memória?

Como ele é pequeno, você pode levá-lo para qualquer lugar. Nele cabem muitas informações, portanto possui uma quantidade razoável de espaço.

Seu conteúdo pode ser exlucído e renovado, ou seja, o cartão de memória não trabalha com gravações definitivas. Ele também é formado por um número pequeno de componentes, e isso faz com que ele apresente menos problemas ou defeitos.

Pouco cartão de Memória

Para que serve o Cartão de memória

O cartão de memória é único para cada equipamento de uma determinada fábrica ou empresa. Portanto, não há variação desse equipamento de um aparelho para o outro de marcas diferentes.

Isso ocorre por que, na fabricação de cada equipamento eletrônico, com sua caraterística própria, existe a necessidade particular de transferência e armazenamento de dados. Para isso, um cartão de memória correspondente à necessidade real é introduzido no material eletrônico.

Por incrível que pareça, a tecnologia desenvolvida para ser empregada no cartão de memória não é tão recente. A empresa pioneira no objeto de armazenamento de dados é a Toshiba, que em 1980 uniu profissionais para inventarem um local de recolhimento e fixação de informações de forma segura e portátil.

Como divulgação da nova tecnologia, o cartão de memória passou a ser produzido e aperfeiçoado por várias empresas e em vários formatos, que viriam a ser chamados de maneira diferente. Entre esses destacam-se o MiniatureCard, 0 CompactFlash e o SmartMedia.

Utilidades de um Cartão de memória

Os conhecedores de vídeo game, especificamente do Play Station I, vão se lembrar do memory card. O cartão de memória da máquina de diversão tomou conta do mundo, pois servia muito bem para armazenar detalhes dos jogos.

Uso do Cartão de Memória

Claro que o uso do cartão de memória foi sendo ampliado conforme os anos passaram. Sempre envolvido com o desenvolvimento e apriporamento das tecnologias, o cartão de memória foi dividido em dois tipos específicos.

O primeiro deles chama-se NOR. Esse cartão de memória está nos aparelhos de telefone celular e possibilita o contato com seu conteúdo de maneira não sequencial. Já o cartão de memória com tecnologia NAND permite o contato em grupo com as informações armazenadas.

Cartões mais comuns

Para você conhecer ainda melhor, vamos te apresentar cada cartão de memória e sua característica:

Como usar o Cartão de memória

O Compact Flash possui até 100 gigas.

O Smart Media possui até 128 megas.

O Multi Media Card possui de dois a quatro gigas.

O Memory Stick possui de 128 megas a 16 gigas.

O Secure Digital possui de 2 gigas até 32 gigas.

Sem monopólio

É interessante perceber que no mercado de cartão de memória não existe monopólio. Isso acontece devido a variação de cartão de memória utilizada pelos equipamentos.

Dessa forma, cada produto só corresponde a um tipo de cartão de memória. Antes de adquirir o seu cartão de memória, verifique se ele é viável para o seu equipamento eletrônico.

Onde posso usar o Cartão de memória Uso do Cartão de memória

Pesquisar
Artigos Relacionados