Cartão Cidadão – Saldo e Como Fazer o Cartão Cidadão

Cartão Cidadão - Saldo e Como Fazer o Cartão Cidadão

Cartão Cidadão – Saldo e Como Fazer o Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão (CC) é feito pela Caixa Econômica Federal (CEF) e permite que você receba benefícios como o Programa de Integração Social (PIS) e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros.

Com ele é possível consultar o saldo que você tem, bem como sacar esse valor. Todo cidadão que tem direito a algum benefício pode fazer o Cartão. Há a conveniência de poder ser usado em qualquer agência da Caixa ou, em alguns casos, nas próprias lotéricas espalhadas pelo país.

Além de receber e consultar saldos do PIS e do FGTS, o Cartão Cidadão também serve para benefícios de apoio à renda da família. São programas do Governo Federal como Bolsa Família e Bolsa Escola, entre outros. Também é possível receber no cartão o seguro desemprego e qualquer tipo de abono salarial.

É possível fazer essas consultas pela internet também, facilitando ainda mais a rotina dos brasileiros, que não precisam se deslocar às agências. É importante que todos os trabalhadores tenham esse cartão, pois ele faz com que o recebimento dos benefícios seja muito mais rápido e prático. O Cartão do Cidadão veio para substituir o antigo Cartão do Trabalhador.

Como fazer

Para ter direito ao Cartão Cidadão, é preciso estar cadastrado no PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). É preciso ter um endereço válido pela CEF. Caso você já tenha outro cartão de benefícios sociais do Governo, como o Cartão Bolsa Família, o CC não será emitido, pois ambos tem a mesma função – facilitar o saque de benefícios.

Para adquirir o Cartão, basta ir a qualquer agência da Caixa ou ligar no número 0800-726-0101 e fazer a solicitação. A emissão leva até quinze dias úteis e o cartão é gratuito. Será preciso levar algum documento de identificação (como a Carteira de Identidade, Carteira de Motorista ou a Carteira de Trabalho, Certidão Civil).

O Cartão será entregue na sua casa. Depois, você deve ir na agência da Caixa mais próxima e cadastrar a sua senha, que deve ser pessoal e intransferível, assim como os benefícios que serão depositados na sua conta. No banco, você deverá assinar um Termo de Responsabilidade, declarando a consciência dessas exigências. No site da Caixa, o termo está disponível para download – deixando o atendimento no banco ainda mais rápido.

Como ver o saldo

Além de poder consultar nas agências ou lotéricas, é possível visualizar o saldo pela internet. Basta entrar no site oficial da Caixa, na seção do Cartão Cidadão. Caso não esteja cadastrado (com senha no site diferente da do Cartão), faça isso. Depois, é só entrar com login e senha na página, clicando para visualizar o saldo. No caso do FGTS, o saque do benefício possui um limite de mil reais.

Alguns cuidados necessários para evitar problemas futuros envolvem não divulgar sua senha para nenhuma pessoa ou anotá-la em qualquer lugar. Caso perca o Cartão Cidadão, basta voltar à uma agência da Caixa e solicitar uma segunda via, munido de documentos de identificação ou do número do Cartão (caso possua).

Fotos

Cartão CidadãoCartão Cidadão
Com o Cartão Cidadão é possível fazer saquesCom o Cartão Cidadão é possível fazer saques
Também dá para consultar o saldoTambém dá para consultar o saldo

GD Star Rating
loading...
Cartão Cidadão - Saldo e Como Fazer o Cartão Cidadão, Nota: 4.6 de 5 com 13 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


2 comentários em "Cartão Cidadão – Saldo e Como Fazer o Cartão Cidadão"

  1. patricia barbosa de almeida 12/01/2011 às 15:44

    consultar saldo do meu cartao cidadao

  2. francisco rogerio 16/09/2010 às 17:39

    Como faço para fazer meu cartão cidadão?