Carnaval 2014 – Grande Rio

links patrocinados

Carnaval 2014 – Grande Rio

A Acadêmicos do Grande Rio é uma das escolas de samba mais jovens do Carnaval carioca. Criada na cidade de Duque de Caxias, em 1988, a escola surgiu a partir da fusão de outras duas escolas da cidade: a Acadêmicos de Duque de Caxias e a Grande Rio.

Ascensão

Carnaval 2014 - Grande Rio Carnaval 2014

Apesar da pouca idade, a Grande Rio costuma trazer apresentações que não devem em nada às das grandes escolas do Rio de Janeiro. O sucesso da escola pode ser percebido por sua ascensão meteórica no Carnaval do Rio de Janeiro: o primeiro desfile da Grande Rio foi realizado em 1989, um ano após sua fundação. Naquela ocasião, a escola disputava a Grupo 3 do Carnaval carioca. Já em sua estreia, a Grande Rio foi vice-campeã, conquistando uma vaga no Grupo de Acesso (a segunda divisão do Carnaval carioca, por assim dizer).

Carnaval 2014

Confira mais

Em sua primeira participação no Grupo de Acesso, novamente um vice-campeonato. Ou seja, após dois anos, a Grande Rio subiu da última para a primeira divisão do Carnaval do Rio. Mas a rápida ascensão também teve um preço: em 1991, competindo com escolas muito mais estruturadas, a Grande Rio ficou apenas na 16ª posição, retornando ao Grupo de Acesso. Em 1992, veio seu primeiro e único título até hoje: a conquista do primeiro lugar no Grupo de Acesso. Desde então, a Grande Rio nunca mais deixou o Grupo Especial, tendo, inclusive, conquistado excelentes colocações ao longo dos anos, como o vice-campeonato de 2006 e 2007, além do terceiro lugar em 2008.

Carnaval 2014 - Grande Rio - saiba mais

Grande Rio no Carnaval de 2014

Em 2013, a Grande Rio ficou na sexta posição do Grupo Especial, o que assegurou à escola o direito de continuar na principal divisão do Carnaval carioca. Em outubro de 2013, com uma grande festa, a escola anunciou seu samba-enredo para o Carnaval de 2014. Composto por Toni Vietnã, Deré e outros três sambistas, o tema escolhido foi “Verdes olhos sobre o mar”, que homenageia o município de Maricá, no litoral do Rio. O samba-enredo será interpretado por Emerson Dias, que também esteve à frente do microfone em 2013. O carnavalesco será Fábio Ricardo, que já trabalhou como assistente de lendas como Max Lopes e Joãozinho Trinta.

Também em outubro, foi definida a ordem de entrada das escolas no Sambódromo no Carnaval de 2014. A festa começa na sexta-feira, com a apresentação das escolas do Grupo de Acesso. A partir do domingo, começam a desfilar as escolas cariocas do Grupo Especial.

Carnaval 2014 - Grande Rio - desfile

Desfile

Se você quer acompanhar o desfile da Grande Rio no Carnaval de 2014, fique atento: a escola será a segunda a entrar no Sambódromo, após a Império da Tijuca, que inicia oficialmente os desfiles do grupo principal. No mesmo dia desfilarão também as tradicionais Salgueiro, Mangueira e Beija-Flor.

Um dos grandes destaques da Grande Rio é a atriz Christiane Torloni, que já desfilou pela escola em outras ocasiões. Contudo, em 2014, Christiane terá uma importância ainda maior: em outubro, a atriz foi coroada como Rainha da Bateria da escola.

Pesquisar
Artigos Relacionados