Carnaval 2013 Mangueira

links patrocinados

Sobre Carnaval 2013 Mangueira

Carnaval 2013 Mangueira

O Carnaval de 2013 já está com a data marcada. O evento acontecerá entre os dias 8 e 13 de fevereiro. Embora seja comemorado em todo o Brasil, o Carnaval encontra seu auge no Rio de Janeiro, com uma das maiores festas de todo o mundo. O aguardado desfile das escolas de samba do Grupo Especial, em 2013, acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro.

No segundo dia de desfile, entrará na avenida uma das escolas de samba mais tradicionais do país. Estamos falando da Estação Primeira de Mangueira, escola fundada em 1928 e que já contabiliza nada menos do que 17 títulos do Carnaval carioca.

História da Mangueira

Dentre os fundadores da Mangueira estão alguns dos maiores nomes do samba brasileiro, como Cartola e Carlos Cachaça. Seu nome veio do morro onde foi fundada, o Morro da Mangueira. Atualmente, a quadra da escola se localiza na Rua Visconde de Niterói.

Além de seus fundadores, um dos nomes mais ilustres da escola é o do sambista Jamelão, que passou nada mais do que 57 anos à frente do microfone que canta o samba-enredo durante o desfile. Entre 1949 e 2006, Jamelão foi o responsável por comandar a festa da escola todos os anos.

Títulos

Em 1929, a Mangueira foi vice-campeã em um concurso organizado por Zé Espinguela. Naquela época, os desfiles oficiais, como conhecemos hoje, ainda não existiam. O primeiro destes desfiles foi realizado em 1932, tendo a Mangueira como primeira campeã da história do Carnaval carioca.

A escola ainda venceria os dois anos seguintes, sendo vice em 1935 e 1936. Nas décadas seguintes, a Mangueira ainda conquistaria o título em outras 15 edições do Carnaval do Rio de Janeiro. Outro motivo de orgulho para a escola é que, em tantos anos de existência, a Mangueira nunca caiu para a segunda divisão do Carnaval carioca.
Apesar de sua logna hitória de títulos, a Mangueira está há 10 anos sem vencer o desfile do Rio de Janeiro. O último campeonato veio em 2002, quando Max Lopes era o carnavalesco da escola. De lá pra cá, a escola conseguiu um vice-campeonato e foi terceira colocada por três vezes.

Carnaval 2013

O Carnaval de 2013 da Mangueira será o segundo sob o comando do carnavalesco Cid Carvalho. Em 2012, a escola foi apenas a sétima colocada, com o samba-enredo “Vou festejar! Sou Cacique, sou Mangueira”, que homenageou os 50 anos do bloco carnavalesco Cacique de Ramos. Apesar da colocação ruim na apuração, o público e a imprensa fizeram muitos elogios ao desfile da escola.

O samba-enredo de 2013, intitulado “Cuiabá: Um paraíso no centro da América”, fará uma homenagem à capital do Mato Grosso. A Mangueira já anunciou que trará algumas novidades para avenida, como o uso de duas baterias e dois carros de som.

A rainha da bateria para 2013 será Gracyanne Barbosa, atriz e modelo. Gracyanne é conhecida por ser esposa do pagodeiro Belo. A modelo substituirá Renata Santos, que foi rainha da bateria entre 2010 e 2012. Gracyanne, entretanto, já tem experiência no Carnaval carioca: a modelo já tinha sido rainha da bateria da Mangueira entre 2008 e 2009.

Fotos

Confira Fotos sobre Carnaval 2013 Mangueira:

Desfile Carnaval 2013 Mangueira Camiseta Carnaval 2013 Mangueira 2013 - Carnaval Mangueira Mangueira Carnaval 2013

Pesquisar
Artigos Relacionados