Carnaval 2009 – Rio de Janeiro

links patrocinados

Carnaval 2009 - Rio de Janeiro

Carnaval 2009 no Rio de Janeiro

Sobre o Carnaval 2009 no Rio de Janeiro

Tradicional no mundo todo, o carnaval do Rio de Janeiro é principal festa popular no Brasil. Todas as escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro já definiram o sambas-enredo que serão apresentados na avenida. O desfile na capital carioca acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2009, domingo e segunda-feira, respectivamente.

Sambas-enredo das escolas de samba

A atual bicampeã do Carnaval do Rio de Janeiro, a Beija-Flor, abordará a água como temática principal com o enredo ‘No chuveiro da alegria, quem banha o corpo lava a alma na folia’. A França será a grande homenageada no enredo da Grande Rio com ‘Voilá, Caxias! Liberté, Egalité, Fraternité, merci beaucoup, Brésil! Não tem de quê!’.

A Mangueira contará um pouco da história dos brasileiros com o enredo ‘A Mangueira traz os Brasis do Brasil, mostrando a formação do povo brasileiro’, baseado na obra de Dercy Ribeiro. A Vila Isabel vai homenagear o centenário do teatro municipal do RJ com ‘Neste palco da folia é a minha Vila que anuncia: Theatro Municipal – centenário maravilha’.

O tambor e a sua importância para a humanidade será o tema da Salgueiro no Carnaval 2009. A Imperatriz Leopoldinense contará um pouco da sua própria história, já que a escola completa 50 anos de existência no ano que vem com ‘Imperatriz… só quer mostrar que faz samba também’.

A Viradouro terá a Bahia como temática principal: ‘Vira Bahia, pura energia’. A Unidos da Tijuca abordará um tema futurista em ‘Tijuca 2009: Uma Odisséia no Espaço’. Já a Porto da Pedra irá tratar da necessidade de criação do homem com ‘Não me proíbam criar. Pois preciso curiar! Sou o país do futuro e tenho muito a inventar!’.

O tema da Mocidade fará referência à obra de dois grandes nomes da literatura brasileira com o enredo: ‘Mocidade apresenta: Clube Literário – Machado de Assis e Guimarães Rosa… Estrela em poesia!’. A Portela desfilará com o enredo: ‘E por falar em amor, onde anda você?’. Por fim, o Império Serrano falará sobre as maravilhas do mar com ‘Lendas das Sereias, Mistérios do Mar’.

Carnaval 2012 em São Paulo

Carnaval 2012 em São Paulo

Os brasileiros já estão se preparando para o Carnaval de 2012, que neste ano acontece no dia 22 de fevereiro. Para quem vai passar o feriado em uma das maiores metrópoles do país, São Paulo, a programação começa na sexta-feira (17), com diversas coisas para fazer.

Para os foliões que gostam de assistir aos desfiles, a opção é ir até o sambódromo da capita paulista assisti o desfiles que fazem parte das escolas do primeiro escalão da cidades. Eles começam na sexta-feira, dia 17, e encerram no sábado, dia 18.

Para participar, as pessoas podem entrar em contato diretamente com a organização do sambódromo para comprar os seus ingressos ou ainda com as empresas reesposáveis pelo camarotes que também vão fazer parte da festa nos dois dias.

Escolas de samba Carnaval 2012 em São Paulo

Apesar de não serem tão tradicionais quanto as escolas cariocas, as escolas de samba de São Paulo também azem uma grande festa nos dois dias de desfile. Os destaques ficam por conta dos carros alegóricos, dos enredos e também das celebridades que costumam participar das escolas, como Sabrina Sato e Ana Hickman.

Além disso, as escolas abrem vagas todos os anos para as pessoas quem desejam fazer parte do desfile através da compra de fantasias. Essas informações podem ser obtidas diretamente com as escolas, através do seu site na internet, que mostram as fantasias, os preços e como fazer para participar.

Agenda cultural Carnaval 2012 em São Paulo

Para as pessoas que não são muito chegadas nos desfiles das escolas de samba, é bom ficar atento a agenda cultural da cidade para os dias do feriado. Diversas casas de show contam come espetáculos especiais para os dias de folia, shows, teatros. Para os museus, é importante observar o horário de funcionamento na internet.

Hotéis no Carnaval 2012 em São Paulo

Quem está pesando em passar o carnaval em São Paulo deve ficar atento as hotéis e reservas que costumam lotar na data. Consulte preços, tarifas e a localização do seu hotel para não acabar se estressando neste período de festa.

Pesquisar
Artigos Relacionados