Carambola: benefícios para a saúde

links patrocinados

Carambola: benefícios para a saúde

Carambola é uma fruta de uma árvore de que origem da Índia e a Indonésia e a fruta tanto quanto a árvore são muito populares nessas regiões da Ásia. Entretanto, a árvore da carambola também é cultivada nas regiões das Américas como no Brasil, no Havaí, nos Estados Unidos – principalmente no sul da Flórida, na República Dominicana, na Guiana e na Colômbia. Pois a árvore da carambola se adapta bem ao clima mais quente dessas regiões próximas ao Equador. E a exótica fruta do sul da Ásia traz diversos benefícios para a nossa saúde, fique sabendo de todos esse benefícios da carambola neste artigo.

Um pouco sobre a árvore da carambola

Com a origem no Sul da Ásia a carambola só foi trazida ao Brasil no ano de 1817 por um francês chamado Paul Germain.

Carambola: benefícios para a saúde Benefícios da carambola

As árvores de carambola conseguem, aos 25 anos de idade, alcançar até 15 metros de altura. Sendo que essas árvores se caracterizam bastante pelo tipo do seu tronco, que é bastante curto e muito ramificado. As folhas da árvore da carambola também são bem excepcionais, pois possuem uma forma bem espessas e com os galhos na espiral. A carambola varia a sua cor conforme a sua maturação, sendo do verde para o amarelo, sendo este mais maduro e aquele menos maduro. E o mais interessante da carambola que ao cortá-la na transversal o fruto fica com uma forma de estrela.

Vitaminas da carambola

As vitaminas que a carambola possui

A carambola possui diversas vitaminas e sais minerais que fazem maravilhas em nosso organismo. A carambola é rica em ferro que combate a anemia, rica em cálcio que ajuda na formação óssea, rica em fósforo que ajuda na fosforização do nosso organismo, a carambola também é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B e em vitamina C. Além desses nutrientes, a carambola também é muito rica em antioxidantes que combatem os radicais livres em nosso organismo e auxilia no combate ao envelhecimento precoce. E com todos essas vitaminas a carambola em cada 100 gramas do fruto somente possui aproximadamente 35 calorias.

Benefícios da carambola para o organismo

Os benefícios que o consumo da carambola traz ao nosso organismo

Já foram citados alguns dos vários benefícios que o consumo da carambola traz ao nosso organismo, porém não foram todos. A carambola, devido aos seus diversos nutrientes, é eficaz contra a febre, previne o escorbuto – por causa da vitamina C -, pode ser utilizada como sedativo e também reduz os sintomas de pessoas que sofrem com cólicas e asma. Contudo o fruto pode ser prejudicial a pessoas que sofrem de algum distúrbio renal. Entretanto, fora essas pessoas, a carambola é muito benéfica á saúde e ao bom funcionamento do organismo.

Receitas com a carambola

Algumas receitas que você pode fazer utilizando carambola

A carambola pode ser consumida de diversos jeitos e ainda assim trará os seus diversos nutrientes e benefícios à saúde. A carambola pode ser consumida em forma de suco de carambola, pode ser fatiada e servida, pode-se fazer geléia da fruta e também é usada para fazer caldas de carambola.

Pesquisar
Artigos Relacionados