Características da previdência privada

links patrocinados

Características da previdência privada

Confira quais são as principais características da previdência privada.

O que é

A aposentadoria não tem lá as suas boas perspectivas de acordo com as pessoas, que geralmente têm medo de envelhecerem e não receberem o suficiente para se manterem com dignidade. Dessa forma, muitas pessoas acabam optando em fazer um plano de previdência privada, na qual o indivíduo contribui para acumular recursos até ficar mais velho. Entretanto, muito ainda não conhecem as principais características da previdência privada e se confundem.

Características da previdência privada Conheça as características da previdência privada

Para saber se esse é a melhor alternativa para a sua vida, conhecer bem todas as características da previdência privada é essencial. Primeiramente é preciso considerar que existem vários tipos de planos, incluindo aqueles feitos em bancos, seguradoras e empresas autorizadas a oferecer o serviço, sendo que o mesmo tem a possibilidade de ser individual ou mesmo em grupo.

Saiba as características da previdência privada

Características da previdência privada: idade, valor e tempo de contribuição

Uma das características da previdência privada é que não é preciso estar trabalhando para contribuir, ou seja, qualquer pessoa pode fazer um plano, inclusive pais que queiram abrir uma dessas contas para seus filhos, mesmo que menores de idade. É preciso também acertar o tempo em que a contribuição vai ser feita, com qual frequência e qual será o valor oferecido, sendo que tudo isso influencia lá na frente.

A pessoa tem a chance de escolher ainda como vai receber o valor pago depois que o plano se esgotar, sendo outra das características da previdência privada. O dinheiro pode ser recebido de uma única vez ou em parcelas determinadas também pelo cliente, sendo que é preciso considerar as taxas administrativas e impostos de uma conta dessas.

Previdência privada

Qual a diferença do plano para a poupança?

Basicamente, uma das características da previdência privada é que o cliente não pode gerir o próprio dinheiro, sendo forçado a realmente esperar pelo tempo de contribuição ser concluído para ver a sua renda garantida. Já a poupança é uma conta aberta na qual o dono pode retirar o valor desejado quando quiser ou puder.

O rendimento é até parecido, não sendo um investimento de alto risco, mas com ganhos também não muito vantajosos em relação a outros tipos de aplicações de maior risco. Mais uma das características da previdência privada é que a rentabilidade pode ser diferente em cada empresa, por isso, avaliar o local de fazer o plano é muito importante.

Características da previdência privada - saiba mais

Características da previdência privada: saiba mais

Apesar de ser de baixo risco, vale lembrar aos investidores desse tipo de plano que eles não estão totalmente livres de risco nenhum. Caso a sua empresa ou banco que não seja público venha a falir, você tem a chance de perder grande parte da quantia investida.

Cuidado também com as taxas de inflação, que também interferem no valor final a ser recebido pelo cliente no fim de todo o planejamento. Outra das principais características da previdência privada é que se trata de um planejamento de médio a longo prazo, ou seja, não é para objetivos de compra com um tempo curto.

Pesquisar
Artigos Relacionados