Cancelado Enem 2014

links patrocinados

Cancelado Enem 2014

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um teste realizado pelo Ministério da Educação desde 1998. Inicialmente, a prova tinha como objetivo apenas avaliar os conhecimentos dos estudantes concluintes do Ensino Médio. Contudo, principalmente após 2009, o Enem começou a ganhar muita importância entre os estudantes, devido à possibilidade de ingressar em uma universidade exclusivamente com a nota da prova.

Primeira versão do exame

Cancelado Enem 2014 Cancelado Enem

Entre os anos de 1998 e 2008, o Enem era realizado em apenas um dia. A prova era composta por 63 questões e não possibilitava o acesso dos candidatos a cursos superiores, apenas de maneira indireta: a prova podia contar alguns pontos extras no vestibular das instituições, ou servir como critério para a conquista de uma bolsa de estudos através do sistema ProUni.

Cancelado Enem 2013

Segunda versão do exame

A partir de 2009, entretanto, o Enem foi profundamente reformulado, com o objetivo de promover a unificação entre os concursos vestibulares nacionais. Por isso, a prova aumentou seu nível de exigência, passando a ser composta por 180 questões, além de uma prova de redação. Por isso, o Enem passou a ser realizado em dois dias.

Através da plataforma Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Enem passou a fornecer acesso à grande maioria das instituições públicas de Ensino Superior do Brasil. Agora, os candidatos se inscrevem no Sisu e selecionam até dois cursos, que têm notas de corte variáveis. Caso alcancem ou superem este valor, os estudantes podem concorrer à vaga. São realizadas diversas chamadas, até que o quadro de alunos esteja completo.

Confira Enem 2014

Problemas do Enem

Em 2009, o Enem passou por um grande problema, devido ao vazamento de um caderno de provas da gráfica onde o material foi impresso. Por isso, foi necessário adiar o concurso em dois meses. Em 2010 também aconteceu um vazamento de dados dos inscritos no Enem, além de erros de impressão em alguns cadernos.

No ano seguinte, alunos de uma escola particular do Ceará tiveram acesso a mais de dez questões da prova com antecedência. O Enem, mais uma vez, sofreu muitas ameaças de ser cancelado, mas acabou realizado normalmente.

Após tantos problemas, o Ministério da Educação passou a investir pesado na segurança das provas, utilizando lacres eletrônicos e outras medidas protetivas. Isso não eliminou por completo as polêmicas, principalmente no que diz respeito aos critérios de correção da prova. Contudo, o Enem tem progressivamente se tornado mais seguro, recuperando a confiança abalada nos últimos anos.

Cancelado Enem 2014 - saiba mais

Enem de 2014

Devido ao constante avanço nas medidas de segurança e no aprimoramento da correção das redações, o Enem vem, progressivamente, se tornando uma prova mais confiável. Por isso, no momento, é muito improvável que o Enem de 2014 seja cancelado. Isso só acontecerá por motivo de força maior, mas não há nada que indique esta possibilidade no momento.

O Enem de 2014 está marcado para acontecer no mês de outubro. Quem deseja participar da prova deve ficar atento aos prazos de inscrição e locais de prova, que devem ser divulgados nos próximos meses pelo INEP.

Pesquisar