Câmera Record

links patrocinados

Câmera Record

Câmera Record

O Câmera Record é um programa exibido semanalmente (todas as sextas feiras) pelo canal de TV aberta Rede Record. Iniciou a sua produção em 2008 e tem como apresentador o jornalista Marcos Hummel (que trabalhou por mais de vinte anos na Rede Globo, passou por diversas emissoras e entrou para o time da Record em 2004). O programa tem em média duração de sessenta minutos, tendo como temática principal reportagens especiais em formato documentário, com assuntos específicos dos brasileiros ou mesmo internacionais, com correspondentes que retratam determinada realidade.

Alguns dos temas explorados incluem: a ascensão do estilo musical tecnobrega, os limites do corpo humano, a natureza do nordeste, como a ciência explica o amor, a cultura da África e os nômades da Mongólia, a honestidade dos brasileiros. Apenas com esses exemplos percebe-se que os assuntos são bem amplos, passando por ciência, biologia, meio ambiente, cultura, comportamento, entre outros. O programa vai ao ar às onze horas da noite.

Algumas mudanças e reformas ocorreram a partir do ano de 2009, incluindo temáticas que se aproximavam mais da vida do brasileiro comum ou pelo menos do interesse deste. O cenário do programa também mudou, ficando mais moderno. No ano seguinte, a audiência já estava empatada com a da Rede Globo, que anteriormente era líder no horário. O Câmera Record se inspira no formato do programa americano 60 Minutes, um clássico do jornalismo, buscando uma tema e explorando durante uma hora da forma mais aprofundada possível, consultando especialistas e as fontes próximas do assunto.

A Rede Record

A Record é uma das emissoras mais antigas ainda em atividade no país, tendo sido fundada em 1953, e tendo como proprietário majoritário o empresário Silvio Santos (que é o dono do outro canal de TV aberta Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT). Entretanto, no início da década de noventa, com a decadência do SBT e a transformação da Record basicamente em uma retransmissora do canal, Edir Macedo compra a emissora e inicia a reformulação de todo o formato televiso da Record.

Dois anos depois, já contava com sua primeira afiliada, no estado de Amazonas. Em 1993, a Record se destaca em audiência a partir da contratação e exibição do programa de culinária de Ana Maria Braga. Em 1995, é criada a RIC TV, sistema de retransmissão em toda a região sul com afiliadas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, posteriormente também migrando para o Paraná. A partir de 97, conta com duas transformações: a compra de afiliadas no nordeste (como nas capitais de Fortaleza e Salvador), além de iniciar investimentos na cobertura esportiva, que viria a destacar a emissora no país e contribuir para a disputa com a Globo.

Nos últimos anos, além dos esportes (como Olimpíadas de Inverno, Copa do Mundo e afins), investiu bastante na produção de novelas e minisséries (alguns destaques incluindo Os Mutantes, Chamas da Vida, Sansão e Dalila, Rei Davi, entre outros), os programas de variedades como o Hoje Em Dia e Tudo É Possível, bem como o reality show A Fazenda.

Fotos

Confira Fotos do Câmera Record:

Câmera RecordCâmera Record
Apresentador do programa Câmera RecordApresentador do programa Câmera Record
Imagens gravadas para o programaImagens gravadas para o programa

Pesquisar
Artigos Relacionados