Câmera Digital Olympus
A Olympus é uma empresa japonesa de produtos ópticos e eletrônicos, fundada em 1919, com sede em Tóquio. No ano de 2011, possuía quase quarenta mil funcionários e um valor de marca superior a oitocentos milhões de ienes.
Inicialmente, se concentrou na produção de microscópios e termômetros, sendo que atualmente é responsável por setenta por cento das vendas desses produtos, chegando a um lucro de mais de dois bilhões de dólares. No final de 2011, apareceu em diferentes tipos de mídia devido ao escândalo de corrupção e venda de cerca de setenta e cinco por cento de suas ações, admitindo o rombo e entrando para a história de um dos maiores roubos corporativos do Japão.
A Olympus tem porcentagens de suas ações compradas por outras empresas, como é o caso da Nippon (responsável por pouco mais que oito por cento), Banco Tokyo Mitsubishi (cerca de cinco por cento), o banco Sumitomo Mitsui (em torno de três por cento), o Governo de Investimentos da Singapura (dois e meio por cento), além de vinte e oito por cento estar sob controle de pessoas físicas ou empresas estrangeiras. Atualmente, conta com um grupo diretor formado por quinze pessoas e um comitê executivo de vinte e oito pessoas.
Outros produtos
A Olympus se destacou na produção para a área medicinal, como é o caso de endoscópios, ultra sons, eletro cauterização, endoterapia e produtos para limpeza e manutenção dos equipamentos. Além de ser referência em microscópios (sejam eles de uso educacional, medicinal ou de pesquisa), também está envolvida nas áreas de fontes de luz, scanners, radiografias, ressonâncias, raios X, sistemas para análise de imagens e exames,
Câmeras fotográficas anológicas e digitais
Em 1936, pouco mais de vinte e cinco anos que a marca existia, a Olympus lança sua primeira câmera, a Semi Olympus. Em 1959, lança um dos modelos mais famosos e inovadores, a Pen (tendo sido produzida até os anos oitenta e depois em 2009, na versão digital). Esse lançamento fez sucesso devido ao seu caráter portátil, muito menor do que câmeras de outras marcas, incluindo a Olympus na competição de melhor marca com empresas como a Canon e a Nikon, sendo que sua principal característica era o flash automático.
Entretanto, ao não implementar de acordo com a evolução do mercado, principalmente tecnologias como o foco automático, perdeu a liderança de vendas. Já em 1996, o então presidente da empresa previu a popularidade das câmeras digitais SLR, oferecendo quase o dobro de qualidade de imagem em pixels do que as marcas competidoras. Atualmente, se popularizou através do sistema Four Thirds, no qual câmeras digitais de várias marcas (como a Kodak, Fuji, Leica, Panasonic, Sanyo, Sigma, além da Olympus) possibilitam a troca de lentes que são compatíveis.
Modelos profissionais recentes
– Olympus E-5: é uma câmera DSLR profissional, lançada em 2010 e compatível com o sistema Four Thirds. Possui 12.3 megapixels, foco automático, flash embutido. Custa cerca de cinco mil reais.
– Olympus PEN E-PL2: também é uma DSLR profissional, lançada em janeiro de 2011, possui excelente estabilização de imagem, diferentes formas de foco. Custa cerca de mil e quinhentos reais.
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