Calendário WCT 2011

links patrocinados

Calendário WCT 2011

Calendário WCT 2011

O World Championship Tour, mais conhecido pelas suas siglas WCT, é um circuito mundial de surfe. Também chamado de Divisão de Elite Mundial, esse campeonato surgiu no ano de 1992 e desde então vem fazendo total sucesso entre os apaixonados por adrenalina e por esse esporte.

O WCT foi criado pela Associação dos Surfistas profissionais, ASP, e é considerado o campeonato mais disputado pelos que encaram o surfe como profissão.

Características do WCT

Durante a competição, somente os 45 considerados melhores do mundo do surfe participam. Encarado de forma extremamente séria, o processo seletivo para os profissionais que desejam disputar o World Championship Tour acontece através de três critérios de classificação.
Por ser um campeonato que acontece todos os anos, a primeira etapa acontece da seguinte maneira – os primeiros 27 surfistas do ranking do campeonato sempre as suas vagas para a disputa do ano seguinte.

Juntamente com esses 27 surfistas, mais 15 se classificam através do ranking de circuito de acesso, chamado de WQS. Além deles, mais três surfistas que se machucaram e eventualmente não participaram de algumas etapas recebem uma espécie de convite, chamado de “wild card”.

WCT no Brasil

A melhor colocação de um surfista brasileiro no World Champion Ship foi a do atleta Victor Ribas, no ano de 1999. Antes disso, nomes brasileiros como Fábio Gouveia, Renan Rocha, Teco Padaratz e outros já brilhavam nesse campeonato, chamando a atenção mundial do surfe para o nosso país.

Foi durante o campeonato do ano de 1986 que aconteceu pela primeira vez uma etapa do campeonato em terras brasileiras. Nesse ano, a primeira etapa do WCT aconteceu no estado de Santa Catarina, no município de Joaquina e o grande vencedor foi o surfista australiano Dave Macaulay.

Calendário World Championship Tour 2010 – WCT

Para a alegria dos amantes do surfe, a Associação dos Surfistas Profissionais já lançou o calendário do World Championship Tour 2012.

Esse ano, uma novidade surpreendeu todos os que acompanham o campeonato – uma parada durante o período de um ano da prova móvel chamada Search para que os competidores tenham tempo suficiente para se aprimorarem mais e, assim, voltar com força total e causar ainda mais emoção para os amantes do surfe.

O campeonato que começou em fevereiro e vai até dezembro desse ano ficou com as etapas divididas da seguinte forma:

Quiksilver Pro Gold Coast – Austrália (25 de fevereiro e 7 de março de 2012)
Rip Curl Pro Bells Beach – Austrália (3 e 14 de abril de 2012)
Billabong Rio Pro – Brasil (9 e 20 de maio de 2012)
Volcom Pro Fiji – Fiji (3 e 16 de junho de 2012)
Billabong Pro Jeffreys Bay – África do Sul (11 e 12 de julho de 2012)
Billabong Pro Teahupoo – Taiti (16 e 27 de agosto de 2012)
Quicksilver Pro New York – Estados Unidos (2 e 14 de setembro de 2012)
Hurley Pro at Trestles – Estados Unidos (2 e 14 de setembro de 2012)
Quicksilver Pro France – França (26 de setembro e 6 de outubro de 2012)
Rip Curl Pro Portugal – Portugal (7 e 17 de outubro de 2012)
Billabong Pipe Masters – Havaí (8 de dezembro de 2012)

Fotos

Calendário WCT 2011Calendário WCT 2011
O WCT é o campeonato de surf mais famoso do mundoO WCT é o campeonato de surf mais famoso do mundo
Uma das etapas já foi disputada no BrasilUma das etapas já foi disputada no Brasil

UFC 2014 – Ultimate Fighting Championship

O UFC, sigla para Ultimate Fighting Championship, é hoje o maior evento esportivo mundial no que diz respeito a lutas. Participam dos torneios atletas de diversas especialidades, como Jiu Jitsu, Karatê, Boxe e Muay Thai. O Brasil, que já se destacava mundialmente pelos seus lutadores, agora também é um dos locais onde há maior público para a modalidade, principalmente após o incentivo massivo dado ao esporte por parte de grandes emissoras de TV.

O surgimento do UFC

UFC 2014 - Ultimate Fighting Championship Ultimate Fighting Championship

UFC foi criado em 1993, tendo um objetivo bastante ambicioso: eleger quem era o melhor lutador do planeta, independente de qual modalidade de lutas ele praticasse. O primeiro evento do UFC foi realizado em Denver, capital do Colorado, nos Estados Unidos. Neste evento, somente oito lutadores participaram, e o lendário lutador brasileiro Royce Gracie foi o grande campeão.

Em seus primeiros anos de existência, o UFC era conhecido por ser um esporte bastante violento. Após as primeiras edições, inclusive, as lutas começaram a ser proibidas em vários estados norte-americanos, sendo até comparadas a rinhas de galo humanas. Assim, o UFC começou a perder adeptos, o que levou a uma grande reformulação do esporte, com o objetivo de integrá-lo ao conceito de MMA (Artes Marciais Mistas, na sigla em inglês). Antes, o UFC era um evento de vale-tudo, com pouquíssimas regras.

Esta mudança fez com que o evento recuperasse seu prestígio inicial e, posteriormente, se ampliasse, transformando-se em um esporte milionário. O calendário do UFC possui uma agenda lotada ao longo do ano, atraindo cada vez mais fãs e lutadores.

UFC 2014

Calendário do UFC em 2014

Em 2014, o calendário do UFC tem início já em janeiro, com a esperada luta entre Josh Thomson e Bem Henderson, grandes candidatos a desafiar Anthony Pettis, detentor do cinturão da categoria leves.

No dia 1º de fevereiro, Frank Mir enfrenta Alistair Overeem, em um confronto que tem grandes possibilidades de definir o futuro destes lutadores no UFC. Na mesma data, o brasileiro José Aldo entra no octógono para enfrentar Ricardo Lamas, pelo UFC 169. Aldo, mais uma vez, defenderá seu cinturão dos penas. O dia 1º de fevereiro ainda trará uma das lutas mais aguardadas dos últimos tempos, entre Dominick Cruz e Renan Barão. Esta será a luta principal do UFC 169.

UFC 2014 - Ultimate Fighting Championship - saiba mais

Confira mais

Uma semana depois, no dia 8 de fevereiro, Francis Carmont e Ronaldo Jacaré se enfrentam em Jaraguá do Sul, no primeiro evento do UFC no Brasil em 2014. No mesmo dia, o brasileiro Lyoto Machida enfrenta Gegard Mousasi, na luta principal do evento em Jaraguá.

Já confirmada, mas ainda sem data marcada, a luta entre Glover Teixeira e Jon Jones deve acontecer entre os meses de março e abril de 2014. Por fim, outra luta já confirmada será entre Chael Sonnen e Wanderlei Silva. Devido às provocações mútuas, que já duram meses, esta luta é bastante aguardada.

Confira UFC 2014 - Ultimate Fighting Championship

Outras lutas

Como pudemos perceber, todas as lutas confirmadas são para os primeiros meses do ano. Por isso, ao longo dos próximos meses, muitas outras devem ser anunciadas.

Pesquisar