25 de dezembro – Que dia cai o Natal 2013

links patrocinados

Calendário 2013 – 25 de dezembro Natal

25 de dezembro – Que dia cai o Natal 2013

Hoje em dia o natal significa reunir-se com a família, enfeitar uma árvore, decorar a varanda com pisca-piscas, abrir um refrigerante de 3 litros, comer um peru e trocar presentes entre os familiares e entes queridos.

Para os cristãos é a comemoração do nascimento de seu messias, Jesus Cristo, porém a origem do natal é comemorada bem antes do nascimento de Jesus, como um ritual pagão para a chegada da luz nos dias mais longos ao fim do inverno. Uma comemoração ao retorno do Deus do Sol.

História do Natal cristão

Por haver diversos rituais pagãos que aconteciam no Solstício de Inverno, na data 4 a.C o Papa Julius I, escolhe o dia 25 de dezembro para a celebrar as festividades e oficializar a história do Natal, com a idéia de substituir tais rituais pagãos por uma celebração cristã. E desde então é comemorado, pelos cristãos, o nascimento de Jesus cristo no dia de 25 de dezembro.

Simbolismo do natal cristão

Simbolismos do Natal para os cristãos

As comemorações de Natal incluem a presença de vários símbolos tradicionais como a árvore de Natal, ceia de Natal, a troca de presentes, o Papai Noel, as músicas, a iluminação, o presépio e outras decorações natalinas. O Papai Noel cristão é baseado na figura de São Nicolau, um bispo do século III, e este é responsável por trazer presentes para as crianças – segundo as tradições. Outro costume é a Árvore de Natal, sendo um dos símbolos ais populares do Natal também, geralmente é um pinheiro na forma triangular representando a Santíssima Trindade. A mitologia da Estrela de Natal é o simbolismo em que uma estrela foi que guiou os reis magos para o local do nascimento de Jesus Cristo, segundo a Bíblia. Os presentes de Natal, por sua vez, representam os presentes entregues a Jesus pelos três reis magos, sendo uma das tradições mais antigas do Natal.

A verdadeira origem do Natal

A festividade do Natal tem início no paganismo, como um dia dedicado à celebrar o “Sol Invicto”. O Sol era representado por vários Deuses como o deus Apolo, Utudos na Babilônia, o deus egípico Ra, Surya da Índia e Mitra e Baal. Mitra, que por sua vez, era a ligação de Deus e os humanos e através do sacrifíco assegurava salvação, parecido com alguém, não acha? Sendo que seu culto pregava a comunhão, o batismo e sacerdotes. Por isso a Igreja, adaptou este culto como Jesus Cristo.

Simbolismo da árvore de natal

Acabando por modificar apenas o significado permanecendo o restante idêntico ao culto pagão. Cristo substituiu o “Filho do Sol”, constituindo por 12 Apóstolos coincidentemente iguais a quantidade de constelações. Contudo, no ano 7 a.C a estrela de Belém fora na constelação, o ajuntamento dos planetas Júpiter e Saturno, ela apresentaria a visão de uma estrela grande.

Simbolismo da Árvores de Natal pagã

As pessoas a enfeitavam as árvores, devido à queda das folhas no inverno, fazendo com que os espíritos das árvores voltassem. Desta forma os cristãos passaram a ter o mesmo costume, no entanto, trocaram o significado para bondade, alegria, amor e a benção de Cristo – Mesmo ritual só mudando o Deus em questão.

Que dia cai o Natal 2013

Neste ano o Natal vai cair numa Quarta-feira. Um ótimo dia para quem trabalha nesta época do ano emendar um feriadão e passar uns dias a mais perto de seus amigos e familiares.

Significado do Natal Simbolismos do natal

Pesquisar
Artigos Relacionados