Calendário 2012 1º de Janeiro Confraternização Universal

links patrocinados

Calendário 2012 1º de Janeiro Confraternização Universal

Calendário 1º de Janeiro Confraternização Universal

Sobre o Calendário 2012

No dia 1 (primeiro) de janeiro é celebrado em quase todos os países do mundo o feriado referente ao Dia Universal da Fraternidade. A data foi criada dezembro de 1967 pelo Papa Paulo VI com o objetivo de celebrar a paz e a amizade entre as pessoas de diferentes etnias, credos e posições sociais e econômicas.

Na mensagem em que instituiu a data, Paulo VI exaltou o desejo de perpetuar a data como um marco para bons desejos: “Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário que mede e traça o caminho da vida humana no tempo que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, dominando o processo da história no futuro”

Vale lembrar que, tradicionalmente, há uma vigília na noite anterior de 31 de dezembro, seguida por uma comemoração para marcar a passagem de ano. Nessa data, é comum as pessoas trocarem votos de paz, felicidade e alegria para o ano que se inicia.

Tradição do Papa

Por ser um feriado religioso associado à Igreja Católica, cabe ao Papa escolher uma temática anual e preparar uma mensagem divulgada aos seus seguidores. Em 2010 o tema escolhido foi “Se quiser cultivar a Paz, preserve a criação”. Em 2011, a mensagem de Bento XVI seguia a premissa que diz “Liberdade Religiosa, caminho para a Paz”. Para 2012, o tema escolhido para a mensagem papal é “Educar os jovens para a Justiça e para a Paz”.

No Brasil

Outros quatro eventos coincidem com a Confraternização Universal aqui no Brasil: A cada quatro anos tomam posse os presidentes e os governadores; em Bom Jesus dos Aflitos, em Alagoas, é comemorado o Dia do padroeiro de Campo Alegre; em todo o país a data também marca o Dia Nacional do município; por fim, como o Brasil adota o calendário gregoriano, o 1° de janeiro é marcado como o Dia de Ano Novo.

Em 2012

Com relação ao dia no qual é celebrado o Dia Universal da Fraternidade – também referenciado como Confraternização Universal – a data foi fixada como o primeiro dia do ano. Assim, em 2010 a data caiu numa quarta-feira, em 2011 o feriado foi celebrado num sábado e em 2012 o calendário marcará um domingo na virada do ano.

 

Calendário 2012 Sexta-feira Santa e Páscoa

Calendário 2012 Sexta-feira Santa e Páscoa

Sobre o Calendário 2012

Nem só de ovos de chocolate é feita uma Páscoa, existe toda uma tradição e muito respeito em torno desse feriado. Assim como outras datas cristãs, a Páscoa remete a uma fase da vida de Jesus Cristo: a ressurreição. Mas trataremos disso mais adiante.

O que interessa para muitas pessoas é saber quando vai cair esse feriado, pois assim podem se programar para viajar, visitar os parentes ou simplesmente ficar em casa. Em 2012, a sexta-feira Santa será no dia 6 de abril, o sábado de Aleluia cairá em 7 de abril e o domingo de Páscoa será dia 8 de abril.

Datas e quaresma

Da mesma maneira que o Carnaval e o dia de Corpus Christi são datas variáveis, assim também é a Páscoa. De acordo com o decreto de um papa no século XVI, a data tem que ser sempre em um domingo, após a lua cheia em 21 de março ou depois dessa data. Com isso, a sexta-feira da Paixão é a sexta anterior e o Carnaval é situado quarenta dias antes da Páscoa.

Ou seja, do final do Carnaval até a sexta-feira da Paixão é o período da Quaresma. Esses quarenta dias são reservados para que os fieis reflitam, rezem, orem e se aproximem de Deus. O período é como um retiro espiritual, um momento, às vezes, de penitência em que as pessoas deixam de comer carne (ou carne de porco ou beber bebidas alcoólicas ou qualquer outra coisa da qual gostem de consumir). Assim, com o final da quaresma, as pessoas retomam os hábitos e renascem como Cristo no domingo de Páscoa.

Significado

Os feriados da Semana Santa acontecem de acordo com o que ocorreu nos últimos dias de Jesus Cristo sobre a Terra. A sexta simboliza o dia em que o filho de Deus foi crucificado, por isso é nesse dia que são encenadas as peça da Paixão de Cristo. O domingo é o dia em que Jesus ressuscitou do mundo dos mortos e voltou para falar com seus apóstolos. Nesse dia são celebrados o amor, a fé e a misericórdia de Deus.

Ovos de páscoa

A introdução do coelhinho da Páscoa e dos ovos de chocolate aconteceu muitos anos depois. O coelho representa vida ou a multiplicação da vida. Já o chocolate foi introduzido após a chegada das indústrias do alimento e acabou se tornando um símbolo da data.

Pesquisar