Calendário 2012 2 de Novembro Finados

links patrocinados

Calendário 2012 2 de Novembro Finados

Calendário 2012 2 de Novembro Finados

Sobre o Calendário 2012

Existem feriados alegres e tristes, feriados em que as pessoas querem passear e se divertir e outros que elas querem paz e tranquilidade, feriados em que tiram todos os problemas da cabeça e outros em que só a tristeza prevalece. A data de 2 de novembro, dia de finados, pertence ao grupo dos tristes, solitários e cheios de melancolias.

Geralmente, são dias nublados, meio sombrios, em que ocorre uma garoa fininha. Se o dia tivesse um estado de espírito, poderíamos dizer que é um dia deprimido. Às vezes, temos essa impressão porque muitas pessoas se encontram nesse estado, por nesse dia ter que visitar os túmulos de pessoas queridas que já se foram.

Finados 2012 sexta-feira

Talvez, em 2012, a proximidade com o final de semana ajude a animar mais as pessoas, pois o feriado será numa sexta-feira. Aqueles que fazem visitas aos cemitérios em outras cidades vão poder estender suas viagem e ficar o sábado e o domingo.

Flores e velas

Um dos assuntos mais comentados na época de finados é o aumento na vendas das flores. Como uma forma de homenagear os parentes, amigos e pessoas queridas que se foram, as pessoas costumam comprar flores (as mais comuns são os lírios) e levar ao cemitério no dia de finados.

Outra prática bastante comum é acender velas nos túmulos ou acendê-las nos cruzeiros (uma grande cruz localizada dentro dos cemitérios) e fazer orações para as pessoas que faleceram.

Origem

O Dia dos Mortos, como também é conhecido o 2 de novembro, é um feriado católico (como a maioria no Brasil). É um dia dedicado a orações para os falecidos. Durante a Idade Média, os cristãos e os padres passavam um dia do ano rezando para os mortos, no entanto, só no século XI que o dia se tornou oficial.

O segundo dia de novembro foi escolhido porque 1 de novembro é o Dia de Todos os Santos. Nesse dia é comemorada a Festa de Todos os Santos que é dedicada todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Finados celebra todos os que faleceram, no entanto, não são lembrados nas orações diárias.

Calendário 2012 - Carnaval

Calendário 2012 – Carnaval

Sobre o Carnaval em 2012

Para quem é folião de verdade, carnaval bom é aquele ’emendado’ no do ano anterior. Por isso, muita gente já começou a se planejar para curtir os quatro dias de folias durante o Carnaval 2012. Seja pela bagunça e pela curtição (e para se preparar para comprar os pacotes de viagem) ou para viajar a um lugar mais tranquilo e relaxar, este é, sem dúvida, o feriado mais aguardado do ano.

Com o turismo em alta no Brasil e o preço de pacotes turísticos mais acessíveis para a população, o Carnaval 2012 promete muita animação em todo o país e por isso, não dá para deixar o planejamento da festividade para a última hora.

Origem da festividade

O Carnaval é uma festa que se originou na Grécia há mais de 2500 anos para homenagear e agradecer aos Deuses pela fertilidade do solo e pela produção agrícola. Por volta do ano 590 foi adotada como uma festividade católica. Seu nome vem do latin “carne vale” (algo como “adeus à carne”), dando origem ao termo “Carnaval”.

O Carnaval moderno, com desfiles e fantasias surgiu no século XIX, influenciado pela sociedade vitoriana, sendo que Paris é considerada a maior “exportadora” da festa para todo o mundo. Cidades como Nice, Toronto e Rio de Janeiro se inspiraram na origem francesa, no entanto, o Rio criou seu próprio estilo, entrando até mesmo para o Guinness Book como o maior carnaval do mundo.

Data Móvel

Em 2011, a folia começou mais tarde do que as pessoas estão acostumadas: entre 4 e 8 de março. No entanto, em 2012 o Carnaval volta para fevereiro no nosso calendário, mais precisamente no dia 21.

Para entender essa variação de datas, temos que entender como é feito o calculo que define o Carnaval: a base de cálculo da data é a páscoa, que deve ser sempre 47 dias após a folia. Como a páscoa sempre deve ser no primeiro domingo após a lua cheia que acontecer depois do equinócio vernal, ela será comemorada entre 22 de março e 25 de abril.

Assim, o Carnaval também pode acontecer entre os dias 4 de fevereiro e 9 de março.

Pesquisar
Artigos Relacionados