Calendário 2011 – 2 de Novembro

links patrocinados

Calendário 2011 - 2 de Novembro

Calendário 2011 – 2 de novembro

Todos os anos, no dia dois de novembro, é comemorado o Dia de Finados. Celebrado no dia seguinte ao Dia de Todos os Santos, que homenageia todos aqueles que morreram em estado de graça sem a canonização, o Dia de Finados tem por objetivo homenagear e lembrar todos aqueles que morreram e não podem ser considerados santos.

Criado no século dez por Santo Odílio e efetivamente instituído no século treze após os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX obrigarem os fiéis da igreja católica a adotarem um dia para lembrar dos que já se foram, o Dia de Finados é caracterizado pela ida das pessoas aos cemitérios e igrejas portando flores e velas. Os crisântemos são as flores mais populares neste dia, sendo as preferidas para decorar os túmulos por serem resistentes e representarem o sol e a chuva. Já as velas também fazem parte desta data porque os católicos acreditam que quando uma pessoa morre ela deixa uma luz acesa no coração daqueles que continuam vivendo.

Feriado 2 de novembro

Assim como em muitos feriados, o Dia de Finados possui crendices populares. Uma das mais simbólicas é a chuva. É só reparar: praticamente todo dia dois de novembro chove e reza a lenda que isto acontece porque nesta data muitas pessoas estão tristes e as gotas da chuva representariam as lágrimas de saudade.

Há também quem pregue que toda a tristeza das pessoas que perderam uma pessoa próxima sobe aos céus e cai na forma de chuva para lavar a alma de quem permanece na Terra.

02 de novembro de 2011

2 de novembro

Em 2011 o dia dois de novembro caiu numa quarta-feira. Como este é um dos feriados mais tradicionais existentes, geralmente as empresas dão folga para seus funcionários e as instituições de ensino emendam a data, garantindo um feriado prolongado. Naquele ano os brasileiros que conseguiram tirar folga do trabalho e dos estudos puderam aproveitar cinco dias de descanso.

Dia de Finados em outros países

Um dos Dia de Finados mais conhecidos em todo o mundo é o celebrado no México, chamado de Dia dos Mortos. Ao contrário dos brasileiros, que enxergam a data como melancólica, os mexicanos aproveitam o dia para fazer muita festa ao som das músicas e com os pratos preferidos dos mortos, que, segundo a sabedoria popular, visitam seus parentes neste dia.

Finados 2 de novembro

O Dia dos Mortos mexicano é caracterizado por caveirinhas de açúcar, geralmente com o nome da pessoa morta escrito, pão do morto, que nada mais é do que um pão doce em forma de osso ou crânio, além de altares montados nas casas com os pratos preferidos do morto (no caso da família não poder visitar o túmulo) e visitas aos cemitérios, cujas sepulturas são enfeitadas com flores coloridas como margaridas e girassóis.

Nos Estados Unidos e em muitos países da Europa o Dia de Finados é celebrado de maneira semelhante ao México e na Ásia esta data é caracterizada pela visita das famílias aos cemitérios, com limpeza dos túmulos, acendimento de velas e colocação de flores.

Feriado de finados 2 de novembro calendario

Pesquisar
Artigos Relacionados