Calendário 2011 – 2 de novembro
Todos os anos, no dia dois de novembro, é comemorado o Dia de Finados. Celebrado no dia seguinte ao Dia de Todos os Santos, que homenageia todos aqueles que morreram em estado de graça sem a canonização, o Dia de Finados tem por objetivo homenagear e lembrar todos aqueles que morreram e não podem ser considerados santos.
Criado no século dez por Santo Odílio e efetivamente instituído no século treze após os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX obrigarem os fiéis da igreja católica a adotarem um dia para lembrar dos que já se foram, o Dia de Finados é caracterizado pela ida das pessoas aos cemitérios e igrejas portando flores e velas. Os crisântemos são as flores mais populares neste dia, sendo as preferidas para decorar os túmulos por serem resistentes e representarem o sol e a chuva. Já as velas também fazem parte desta data porque os católicos acreditam que quando uma pessoa morre ela deixa uma luz acesa no coração daqueles que continuam vivendo.
Assim como em muitos feriados, o Dia de Finados possui crendices populares. Uma das mais simbólicas é a chuva. É só reparar: praticamente todo dia dois de novembro chove e reza a lenda que isto acontece porque nesta data muitas pessoas estão tristes e as gotas da chuva representariam as lágrimas de saudade.
Há também quem pregue que toda a tristeza das pessoas que perderam uma pessoa próxima sobe aos céus e cai na forma de chuva para lavar a alma de quem permanece na Terra.
02 de novembro de 2011
Em 2011 o dia dois de novembro caiu numa quarta-feira. Como este é um dos feriados mais tradicionais existentes, geralmente as empresas dão folga para seus funcionários e as instituições de ensino emendam a data, garantindo um feriado prolongado. Naquele ano os brasileiros que conseguiram tirar folga do trabalho e dos estudos puderam aproveitar cinco dias de descanso.
Dia de Finados em outros países
Um dos Dia de Finados mais conhecidos em todo o mundo é o celebrado no México, chamado de Dia dos Mortos. Ao contrário dos brasileiros, que enxergam a data como melancólica, os mexicanos aproveitam o dia para fazer muita festa ao som das músicas e com os pratos preferidos dos mortos, que, segundo a sabedoria popular, visitam seus parentes neste dia.
O Dia dos Mortos mexicano é caracterizado por caveirinhas de açúcar, geralmente com o nome da pessoa morta escrito, pão do morto, que nada mais é do que um pão doce em forma de osso ou crânio, além de altares montados nas casas com os pratos preferidos do morto (no caso da família não poder visitar o túmulo) e visitas aos cemitérios, cujas sepulturas são enfeitadas com flores coloridas como margaridas e girassóis.
Nos Estados Unidos e em muitos países da Europa o Dia de Finados é celebrado de maneira semelhante ao México e na Ásia esta data é caracterizada pela visita das famílias aos cemitérios, com limpeza dos túmulos, acendimento de velas e colocação de flores.