Calculadora do Cidadão

Calculadora do Cidadão

Calculadora do Cidadão

Calculadora do Cidadão é um serviço disponibilizado pelo Banco Central do Brasil, com o objetivo de proporcionar facilidade na hora que o cidadão se depara com uma situação financeira pela qual nunca passou, tendo como objetivo esclarecer os fatos de maneira acessível, visando a compreensão do cliente.

O Banco Central garante total funcionamento obtendo êxito, pois os dados que são utilizados para fazer os cálculos estão presentes no próprio banco de dados do Banco. Os serviços da calculadora do cidadão são: Aplicação, Valor Futuro, Correção Monetária e Financiamento.

Entenda os segmentos abordados

Para que você procure a opção certa no seu caso, vale, além de fazer as simulações com a Calculadora do Cidadão, entender um pouco mais sobre o que se trata casa uma dessas quatro coisas:

- Aplicação: há vários tipos de aplicação hoje no mercado: a poupança, que consiste no depósito mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual de um valor fixado, a maior vantagem desta escolha é que não são cobrados jurus sobre os investidores da poupança, o Certificado de Depósito Bancário e o Recibo de Depósito Bancário são documentos comprovatórios de depósitos realizados com parcelamento, e o Fundo de Investimentos que é o mais instável deles, pois as taxas de jurus cobradas em cima do investimento variam de acordo com o valor diário da taxa, sendo assim, não há uma fixação de quanto você receberá por real aplicado.

Cidadao

- Valor Futuro: o valor futuro é o valor que o investidor receberá após um período de tempo, sendo assim, uma função periódica, onde é considerado: o valor aplicado, o tempo de aplicação e taxa de jurus existente. Você pode fazer uma previsão referente ao valor que receberá após certo período de tempo.

Você mesmo pode fazer este cálculo de forma simples, pegue o montante aplicado, analise a taxa de jurus, pegue esta taxa e veja quanto ela representa do seu valor inicial, agora multiplique este valor pelos meses ou dias (depende da taxa) em que o dinheiro ficará aplicado.

- Correção Monetária: a correção monetária varia de acordo com a inflação existente no país, digamos que houve uma inflação de 20%, no período de um ano, sendo que havia 2.000 reais sendo aplicados, a conta e simples, basta pegar esses 20% e aplicar sobre o seu montante, ficando então, de forma corrigida, o valor de 2.400 reais.

Como acessar a Calculadora do Cidadão

Na estabilidade inflacionária a correção monetária não é de suma importância, porém se voltar na época em que o país sofreu os males da inflação, a correção monetária era uma das únicas saídas para quem não pretendia ter o dinheiro jogado no lixo.

- Financiamento: o financiamento é uma opção de pagamento, onde o comprador, na maioria das vezes, dá, por volta de 40% do valor total do bem, e financia o restante, esta prática contém jurus altos e é apenas recomendada quando o valor do financiamento for igual ou inferior a 1/3 do salário total do comprador.

Como Acessar a Calculadora do Cidadão?

Site do Calculadora do Cidadão

Para ter acesso a esta calculadora, basta entrar no site do Banco Central e disponibilizar os números dos documentos solicitados, é fácil, rápido e seguro!

Não consegui Acessar o Site

Nesse caso, o mais recomendado é que você procure a sua agência bancária e peça os esclarecimentos necessários para que você faça um investimento de forma segura e inteligente, onde você saia ganhando!

Pra que serve a Calculadora do Cidadão Beneficios da Calculadora do Cidadão

GD Star Rating
loading...
Calculadora do Cidadão, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados