BVS PSI

links patrocinados

BVS PSI

Uma coisa muito bacana da internet é que agora o compartilhamento e difusão do conhecimento podem ser feito de forma muito mais simples e rápida do que antigamente. Sem a internet, as pesquisas concluídas demoravam um tempo até chegarem aos outros pesquisadores, pois era necessário publicar ou enviar uma cópia por correio.

Hoje em dia isso não acontece mais. Na internet estão disponíveis vários tipos de material, de várias áreas do conhecimento. Assim, uma pesquisa recém-concluída já pode ser acessada por outros pesquisadores que tem interesse naquele conteúdo. Tudo ficou mais simples.

Com o grande volume de material, algumas áreas formaram bibliotecas virtuais, para compactuar em apenas um lugar todos os artigos voltados ao mesmo círculo de interesse. Uma dessas bibliotecas é a Biblioteca Virtual em Saúde e Psicologia. Lá, os pesquisadores da área podem encontrar diversos tipos de informação.

BVS Psicologia

A base de dados da BSV Psicologia é bastante ampla. O site reúne material do Brasil e de mais dois países da América do Sul: Argentina e Colômbia. Assim, a troca de conhecimento é mais rica e o acesso a diferentes tipos de pesquisa mais facilitado. A iniciativa contribui bastante para a comunidade científica.

No site da Biblioteca, o usuário pode encontrar o material que precisa de diferentes formas. No canto esquerdo da página existe a relação de outras bibliotecas virtuais onde também é possível conseguir artigos sobre a área.

Se você precisa de algum material sobre um tema específico pode optar por selecionar apenas os textos que apresentem o tema em questão.

Outras bases de dados

Além disso, a BVS Psicologia oferece também o acesso a algumas bases de dados, como em bases bibliográficas (revistas científicas), bases em textos completos, videoteca digital, bases em Ciências da Saúde e áreas correlatas, livros eletrônicos de acesso aberto, anais e resumos de congressos em Psicologia e terminologias.

Ainda é possível procurar textos apenas com palavras-chaves. Na primeira página do site existe um quadro onde a pessoa pode inserir uma ou mais palavras e pesquisar no banco.

Biblioteca Virtual Bireme Scielo

Bireme Scielo

A Bireme é um órgão conceituado da área da saúde que atua no Brasil desde 1967. A sigla surgiu a partir da nomenclatura da Biblioteca Regional de Medicina, mas atualmente representa o Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

O órgão atua junto com a Universidade Federal de São Paulo, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Ministério da Saúde e Ministério da Educação. O objetivo da Bireme é divulgar os conhecimentos científicos proveniente da área da saúde, fazendo com que essas informações sejam acessíveis a qualquer profissional da área.

Para conseguir chegar a um grande número de pessoas, a Bireme possui uma biblioteca online, onde disponibiliza todos os artigos e textos para os interessados. O material encontrado lá é nacional e também de países do exterior. Um dos locais onde estes textos estão disponíveis é no site da Scielo Brasil, que é uma biblioteca online integrada com diversas outras.

Conteúdo da Bireme

A Bireme trabalha em parceria com outras universidades latino-americanas. Entre suas funções está a de agrupar todo o material científico produzido em cada uma destas instituições, fazendo com que elas sejam divulgadas e possam ser acessadas por qualquer profissional da saúde de outros países.

Este sistema de biblioteca online é muito importante por divulgar pesquisas recém concluídas para qualquer pessoa do mundo. Assim a troca de informações e de experiência é muito maior, já que os outros pesquisadores não precisarão esperar por um livro ou um evento para ter acesso a este material.

Biblioteca Virtual em Saúde

A Bireme disponibiliza as pesquisas em sua página na internet, chamada Biblioteca Virtual em Saúde. Na página inicial o usuário já pode encontrar as informações sobre áreas especializadas das Ciências da Saúde. Além disso, no site existe o “Portal de Evidências”, onde estão as revisões sistemáticas, avaliações econômicas em saúde, diretrizes para a prática clínica, entre outros.

Se você deseja pesquisar um artigo específico vá até o campo de busca e digite alguma palavra-chave do assunto desejado e logo aparecerá uma série de artigos relacionados com a palavra indicada. Se preferir, é possível selecionar os textos de determinado país ou de determinado tema.

Pesquisar
Artigos Relacionados