BPC Idoso

BPC Idoso

BPC Idoso

Chegada a hora da terceira idade, chega também o momento de recolhimento, lazer, bem estar e dignidade. Depois de uma vida longa de trabalho, batalhas, acontecimentos e lutas, o ser humano precisa de condições ideais para manter a saúde quando está com mais de 60 anos.

Na mão de países desenvolvidos, os órgãos governamentais e filantrópicos aumentaram os trabalhos e atividades realizados com esse público. A intenção é manter a saúde física e psicológica do idoso.

Muitas cidades já investiram em equipamentos completos como Centros ou Casas para Idosos, onde eles passam parte do dia realizando diversas atividades manuais, intelectuais e em grupo.

Através da interatividade e do companheirismo, eles conseguem melhorar ou ativar uma qualidade de vida que poderia ser perdida.

Também foram montadas em muitas cidades as academias da terceira idade. Nesses locais, o idosos contam com professores e equipamentos para a prática de atividade física. Com o monitoramento de um profissional, fica reduzida a chance de acontecer um acidente ou uma lesão.

O que e BPC

Além disso, os idosos tem vários direitos garantidos pela constituição. Mas além de programas sociais, há idosos que precisam de dinheiro para melhorar a qualidade de vida. Para esses casos especiais, foi criado o BPC Idoso.

Terceira idade

O BPC Idoso é um programa de atenção financeira especial a um determinado grupo inserido na terceira idade. O BPC Idoso fornece uma renda mensal para aquela pessoa que realmente tem necessidade.

Para participar do BPC Idoso é necessário um conjunto de documentos. Não basta apenas alegar que precisa de mais dinheiro para ter qualidade de vida para entrar no programa do BPC Idoso.

O que é o BPC Idoso

Para que serve o BPC Idoso

O BPC Idoso é um programa social desenvolvido pelo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Sua sigla BPC Idoso significa Benefício Assistencial de Prestação Continuada.

Pessoas com 65 anos de idade ou mais e que, além disso são portadores de necessidade especial, podem ter acesso ao BPC Idoso. O programa oferece um salário mínimo por mês para o idoso com necessidades especiais comprovadas. A intenção é que a bolsa-auxílio melhore o cotidiano do idoso.

Regras do BPC Idoso

Mesmo que qualquer pessoa com mais de 65 anos possa pedir o BPC Idoso, algumas regras são necessárias para ser aceito no programa. A regra principal é ter 65 anos de idade ou mais que isso. A segunda regra é com relação à renda familiar. O BPC Idoso exige que o ganho mensal da família, quando for dividida pelo total de pessoas que ali vivem, seja menor que um quarto do valor do salário mínimo do momento.

Regras do BPC Idoso

O comprovante de renda exigido pelo BPC Idoso pode ser feito por contracheque, carteira de trabalho e extrato do INSS. O BPC Idoso pode ser requerido nas agências do INSS espalhadas por todo o Brasil ou também em postos específicos para esse tipo de trabalho.

Existe uma ficha oficial para pedir o BPC Idoso. Ela está disponível para impressão na página do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Outras informações

Qualquer pessoa que necessitar de mais detalhes sobre o BPC Idoso deve procurar a Prefeitura ou o INSS.

Terceira idade Outras informacaoes

GD Star Rating
loading...
BPC Idoso, Nota: 5.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados