Bolsa Permanência do ProUni

links patrocinados

Bolsa Permanência do ProUni

Bolsa Permanência do ProUni

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do governo federal que tem como objetivo permitir o acesso de estudantes de baixa renda nas universidades brasileiras através da concessão de bolsas de estudos de 100% ou 50% do valor das mensalidades.

Para que os estudantes possam concorrer as bolsas de estudos do ProUni eles devem ser aprovados em uma universidade particular através da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Além disso, os estudantes devem ter cursado o ensino médio em escola pública e comprovar que não possuem condições de arcar com os custos da universidade particular.

Entretanto, o ProUni também oferece outros benefícios para os estudantes e um deles é conhecido como Bolsa Permanência. Esta é um recurso a mais destinado para os estudantes que foram contemplados com o pagamento integral da universidade através do ProUni e funciona como uma bolsa de estudos de iniciação científica, assim como as oferecidas por institutos como o CNPQ. O valor da Bolsa Permanência para os estudantes é definido em edital próprio pela Secretaria de Educação Superior do MEC (Ministério da Educação).

Processo de Seleção Bolsa Permanência

A seleção dos candidatos que irão receber a Bolsa Permanência é realizada mensalmente no primeiro dia de cada mês. Para isso, é analisada a carga horária dos estudantes, já que a bolsa é concedida apenas para os cursos que possuem mais de seis horas diárias de aula. Além disso, deve ser respeitada a disponibilidade financeira e orçamentária do MEC.

Para receber o valor da Bolsa Permanência do ProUni os estudantes deverão abrir uma conta corrente na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil e o CPF deve estar no nome do próprio estudante. Depois disso, o estudante precisa fazer o pedido da Bolsa Permanência na coordenação do ProUni de sua universidade com todos os documentos em mãos e preencher todos os pré-requisitos para a bolsa.

Valor da Bolsa Permanência

A Bolsa Permanência do ProUni é voltada principalmente para aqueles estudantes que vão estudar fora da cidade dos seus pais, já que o benefício é destinado para as pessoas que precisam trabalhar para se manter em outra cidade. O valor concedido pela Bolsa Permanência é de R$ 300.

Quem quiser concorrer a uma Bolsa Permanência deve ficar atento, já que o benefício é concedido semestralmente e as inscrições ficam abertas geralmente nos meses de janeiro e julho. O valor integral da Bolsa Permanência do ProUni será pago durante todo o período da universidade, mas conta a partir do momento em que o estudante fez o cadastro para concorrer ao benefício.

Existem cinco fatores que podem fazer com o que um beneficiado perca a Bolsa Permanência: sair do ProUni; ser transferido para um curso que não seja integral, ficar comprovado que o valor da bolsa não esteja sendo usado para cobrir gastos com a educação, quando o estudante não comparece as aulas, ou se algum documento falso for usado.

Fotos

ProUniProUni
Bolsa PermanênciaBolsa Permanência
O Bolsa Permanência é um auxílio dado pelo governoO Bolsa Permanência é um auxílio dado pelo governo

Pesquisar
Artigos Relacionados