Bolsa de Valores

links patrocinados

Bolsa de Valores

Bolsa de valores

As bolsas de valores são organizações que administram mercados. Em uma bolsa de valores são realizadas as compras e vendas de ações(títulos que representam a milionésima parte de uma companhia). Estes títulos só podem ser colocados à venda ou comprados quando uma companhia abre seu capital, o que atrai acionistas e investidores, e também quando ela se cadastra em uma corretora de valores, responsáveis por intermediar todas as negociações de compra e venda de ações. Estas corretoras precisam estar devidamente registradas no Banco Central do Brasil e também na Comissão de Valores Imobiliários (CVM), uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda.

Tipos de Bolsas de Valores

No Brasil as bolsas de valores são organizadas através de S/A’s, ou sociedades por ações, e são controladas pela CVM.

Aquelas cenas de filmes, em que diversos homens se acotovelam gritando “compra” ou “vende” estão deixando de existir em muitas bolsas de valores pelo mundo. O chamado pregão físico, que é onde estes homens aparentemente enlouquecidos trabalham, vem sendo substituído pelo pregão eletrônico, que funciona de forma mais rápida e permite que as corretoras se comuniquem em tempo real.

Como investir na bolsa de valores

Existem dois tipos de ação que podem ser compradas na bolsa de valores, entre elas ordinária nominativa e preferencial nominativa.

A primeira delas, conhecida popularmente como ON, dá direito ao investidor de votos em assembleias que discutem os rumos tomados pela empresa. Já o segundo tipo de ação, chamado de PN, não permite que o investidor vote, mas em contrapartida ele recebe os dividendos da empresa de forma preferencial.

As companhias com ações na bolsa dividem seus lucros, ou perdas, com os acionistas de forma mensal ou trimestral.

Cada ação pode ser comprada através de fundos de investimento, que trabalham com cotas e possuem regras e riscos próprios, clubes de investimento, que são organizações menos formais, que podem ser compostas por amigos ou familiares e que decidem quanto querem investir e em qual empresa, ou de forma individual.

Entre as vantagens oferecidas pelas bolsas à sociedade estão melhor alocação dos recursos da poupança, quando esta é investida, crescimento de companhias, redistribuição de renda, financiamento de projetos sociais e aprimoramento da governança corporativa.

Principais bolsas de valores do mundo

A principal bolsa de valores do Brasil é a BMF&BOVESPA, que foi fundada em 2008 após a fusão da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BMF) e Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). Atualmente a bolsa brasileira é a terceira maior do mundo e a segunda mais importante das Américas. Na bolsa brasileira, além de ações de empresas de capital aberto também são negociados commodities agrícolas, derivativos financeiros e títulos privados de renda fixa.

Outras bolsas de grande importância no cenário econômico mundial são a Dow Jones, localizada em Nova Iorque, considerada líder no mercado de ações e uma das primeiras a ser criada, Nasdaq, também localizada em Nova Iorque e London Stock Exchange, localizado em Londres, tido como o segundo maior mercado acionário mundial.

Fotos

Confira Fotos sobre Bolsa de Valores:

Indicadores Bolsa de Valores Trabalho na Bolsa de Valores Como funciona a Bolsa de Valores Para que serve a Bolsa de Valores

Pesquisar
Artigos Relacionados