Bolo de Manteiga

links patrocinados

Bolo de Manteiga

Bolo de Manteiga

Em tempos de bolos com tamanhos assustadores, com técnicas artísticas cada vez mais incrementadas e com uma infinidade de cores, sabores, recheios e coberturas possíveis, pouco se fala sobre os deliciosos bolos simples, como o bolo de manteiga, fubá, coco, abacaxi, laranja e tantos outros que existem desde os tempos de nossas avós.

As principais características desse tipo de bolo são a sua simplicidade, tanto em sabores, como em aparência e modo de fazer. O gosto desse tipo de petisco não é tão intenso quanto a um bolo com muita técnica, recheios e cobertura, os tornando perfeitos para acompanhar bebidas como café, chá e sucos.

Mesmo assim, no caso do bolo de manteiga, é possível aplicar alguns recheios ou cobertura caso queira dar um up na sua receita.

A base

Bem simples, a massa para o bolo de manteiga tem uma base muito básica, que pode ser produzida com ingredientes igualmente simples e que normalmente temos em nossas casas.

O principal deles, é claro, a manteiga que é a estrela de muitas sobremesas e coberturas caso seja utilizada de maneira correta, porém, em alguns casos pode afundar totalmente as receitas.

Alguns erros constantes são o uso do alimento de marcas de má qualidade, além de falhas de execução, como bater o ingrediente no tempo certo, evitando assim que as receitas passem a ter um sabor muito presente e gorduroso da manteiga.

Outros ingredientes básicos para a preparação do bolo de manteiga são a farinha de trigo, ovos, açúcar e leite.

Modificando a receita

Apesar de possuir uma receita base simples e saborosa, muitas pessoas optam por modificar um pouco o bolo de manteiga adicionando outros produtos ao preparo.

Os mais comuns são as essências de baunilha ou de algumas frutas, as nozes, alguns tipos de castanhas ou até frutas in natura. Nesse caso, o mais usual é preparar um fundo com frutas como maçã, banana e abacaxi em um fundo onde se forma uma calda de açúcar, podendo adicionar algumas especiarias e por cima a massa clássica do bolo de manteiga.

A execução

Antes de começar a preparar a massa, você deve deixar alguns processos posteriores já adiantados para melhorar o seu tempo útil. A primeira medida deve ser ligar o forno a uma temperatura de 180º a 190º C, depois você deve cuidar da forma para que o seu bolo de manteiga não fique grudado no fundo.

O processo de untar é bem simples e normalmente feito passando manteiga ou margarina no fundo, fazendo uma base para grudar a farinha de trigo que deve ser despejada depois no fundo e nas laterais da forma. Porém, muitos especialistas em culinária defendem que, neste caso, o melhor não é untar, mas sim cobrir o recipiente que receberá o bolo com um papel-manteiga.

Cada receita prega um tipo de processo, porém o modo de preparo mais clássico começa com a mistura de todos os ingredientes líquidos, que devem ser bem batidos de um modo que percam um pouco a coloração amarela e adquiram mais a cor branca.

Depois disso, é só juntar a farinha e açúcar aos poucos, garantindo que a massa fique uniforme e nada pesada.

Aí então é só colocar no forno, por um período de 25 a 30 minutos, não abrindo o forno antes desse tempo, pois quando um bolo está no processo de assar e recebe uma corrente fria vindo do ambiente externo, a tendência é que ele abaixe e não cresça mais, resultando assim em um processo onde o bolo fica com pouca altura e sabor um pouco pesado.

Para saber se o bolo já está assado e no ponto ideal, um dos truques mais utilizados é o do palito de dente. Para fazê-lo é preciso enfiar o palito no centro do bolo. Se ele sair limpo, é porque já está bom, mas se o palito estiver sujo e molhado por massa crua, ele deve ficar por mais um tempo no forno.

Possibilidades de coberturas

Apesar de ter a manteiga como um de seus ingredientes base, o bolo de manteiga tem um sabor extremamente suave e leve, por isso, compõe bem com diversos outros ingredientes. Então, caso queira investir em alguma cobertura, existem diversas possibilidades. Porém, vale lembrar que elas só devem ser aplicadas após o bolo esfriar.

Entre as possibilidades mais gostosas estão as raspas de frutas cítricas, de coalhada ou iogurte ou caldas e geleias de frutas.

Pesquisar
Artigos Relacionados