Boleto Bancário – como gerar e imprimir a cobrança por boleto

Boleto Bancário - como gerar e imprimir a cobrança por boleto

Boleto Bancário – como gerar e imprimir a cobrança por boleto

O Boleto Bancário é uma forma de pagamento muito utilizada no Brasil, por ser fácil para o cliente e de baixo custo para as empresas. Estima-se que cerca de 600 milhões de boletos são cobrados todos os anos.

Sobre os Boletos Bancários

O Boleto Bancário é uma das formas com que os consumidores podem realizar o pagamento de produtos e serviços adquiridos. Ele pode ser impresso ou estar apenas na sua forma virtual, dependendo de como o cliente pretende pagá-lo. Em termos técnicos, a empresa, pessoa ou estabelecimento que emite o Boleto Bancário é chamado de Cedente e quem vai pagar a quantia estipulada é o Sacado.

Popularmente também chamado de bloqueto, ele pode ser pago em agências bancárias, lotéricas, caixas eletrônicos, farmácias, mercados ou outros estabelecimentos conveniados. Todo Boleto Bancário possui uma data de vencimento que deve ser respeitada. Caso o prazo venha a vencer, o boqueto só poderá ser quitado no banco que o emitiu e pode estar sujeito a juros no pagamento. O padrão dos Boletos Bancários foi estipulado pela Federação Brasileira de Bancos – Febraban.

Boleto Bancário – como gerar e imprimir a cobrança por boleto

Como gerar

Os Boletos Bancários podem ser emitidos por pessoas físicas ou jurídicas que possuem conta em algum banco. A geração da folha ocorre por meio de um software regulamentado pelo Febraban. Esse programa pode ser adquirido nos bancos ou por empresas de desenvolvimento privadas, mediante pagamento de licença mensal ou anual.

As funcionalidades desse programa gerador de boletos podem ser disponibilizadas ao cliente via Internet. Há a possibilidade de o documento ser gerado em vários formatos, sendo as formas HTML e PDF as mais usadas. Para o consumidor gerar o próprio boleto em seu computador pessoal, ele deve ter um login e uma senha expedidos pela página virtual da empresa ou criados e registrados pelo próprio indivíduo.

Como imprimir Boleto Bancário

Como Imprimir Boletos Bancários

A impressão dos Boletos Bancários pode ser feita na hora, no próprio estabelecimento que a pessoa adquiriu ou irá adquirir seu produto ou serviço requisitado. Entretanto, sendo uma boa opção também para lojas virtuais, pagamento de ingressos e inscrições, os consumidores podem gerar e imprimir seus boletos em casa.

Basta abrir o documento em sua forma HTML, PDF ou que está em outros formatos e fazer a impressão de forma comum. Algumas companhias exigem que o boleto seja impresso em colorido, portanto deve-se prestar atenção nos requisitos pedidos no sistema do Boleto Bancário.

Código de barras- Boleto Bancário

Código de Barras

Todo Boleto Bancário possui um código de barras, que deve ser impresso pelo estabelecimento ou pelo cliente sem falhas, erros ou rasuras. O código dos boletos possui 44 caracteres e é por meio dessa barra que os aparelhos com scanner de infravermelho identificam informações da conta bancária.

É por meio dessa representação gráfica e dos números do código de barras que o computador consegue verificar a data de vencimento do boleto, o valor, os juros a serem cobrados caso o embolso atrase, a identificação do banco e o código da moeda de pagamento.

Boleto de cobrança Boleto Bancário

GD Star Rating
loading...
Boleto Bancário - como gerar e imprimir a cobrança por boleto, Nota: 2.9 de 5 com 10 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados