Bol Chat – bate-papo bol e uol

links patrocinados

Bol Chat - bate-papo bol e uol

Bol Chat – bate-papo bol e uol

As formas de comunicação na internet (e consequentemente em toda a nossa vida) estão muito diferentes de vinte, dez anos atrás. Antigamente, a forma prioritária de comunicação online era o email, pois ia diretamente com quem queríamos falar, era rápido, possibilitava uma resposta igualmente rápida e ainda era um formato gratuito. Aos poucos, outras formas começaram a surgir: algumas com um objetivo de comunicação e interação coletiva e outras continuaram com mensagens individuais e privativas.

Alguns exemplos incluem: o Twitter (possui mensagens coletivas, compartilhadas através dos usuários que seguem determinadas pessoas, mas a atualização com a mensagem pode se tornar pública por qualquer um daqueles que a leu, também possui as mensagens individuais – chamadas Direct Messages, ou DMs – que só são enviadas para o usuário escolhido). No Facebook, o esquema é muito parecido: há a opção de mensagens particulares diretas, mas é possível ficar online para chat instantâneo, criar grupos com as pessoas online ou então postar informações públicas que podem ser “curtidas” ou compartilhadas por qualquer pessoa que está na sua lista de contatos.

Vários outros programas ou redes sociais online também oferecem esses dois tipos de mensagem (particular ou compartilhada), como é o caso do Orkut (com chat, depoimento, recados, etc.), o My Space (mural, mensagem privada), o Last.FM (mensagens no mural ou conversa privada), o Tumblr (posts normais de texto ou mensagens e perguntas privadas, podendo inclusive serem anônimas), entre várias outras opções. No caso do MSN, apesar de se poder compartilhar mensagens ou textos curtos no nickname ou complemento, a principal função é a troca de mensagens instantâneas individuais – podendo também realizar a criação de chats com vários usuários.

Mais informações

O que poucas pessoas sabem é que todas essas redes e programas se inspiraram originalmente no chat online, que surgiram devido a necessidade de usuários trocarem informações e experiências sobre assuntos específicos – como é o caso de fóruns sobre informática, por exemplo. Os fóruns foram as primeiras formas coletivas de contato e troca de mensagens coletivas e que realmente se popularizaram (tanto que são usadas até hoje). Com a conversa sendo atualizada constantemente, surge a ideia de criar o que viriam a ser os chats.

No Brasil, os dois chats mais utilizados pelos usuários são o do BOL, que foi sucesso na década de noventa entre todos que tinham internet discada na época, bem como o da UOL, que até hoje é referência – com salas separadas por temática, idade ou proximidade geográfica, entre outros. O chat também tem a possibilidade de se trocar mensagens privativas, embora seja um sistema um pouco mais precário.

Atualmente, a maioria das pessoas já é adepta dessas novas ferramentas, mas foi apenas através do chat que elas puderam ser desenvolvidas (acompanhando a preferência dos usuários, a usabilidade da interface, etc.). Muita gente fez amizade através de chats, mas um dos problemas era justamente o fato de que se podia nunca mais encontrar a pessoa novamente – hoje em dia, praticamente todas as redes sociais possuem uma garantia de identidade da pessoa, seja o username ou então o próprio email válido.

Fotos

Confira Fotos da Bol Chat – bate-papo bol e uol:

Bate-papo BolBate-papo Bol
Bate-papo UolBate-papo Uol
Chat Bol e UolChat Bol e Uol

Pesquisar
Artigos Relacionados