BMF Cursos

links patrocinados

BMF Cursos

BMF Cursos

Sobre a BMF Cursos

A BMF é a bolsa de investimento de Mercados e Futuros. Isto, provavelmente, você já sabia. Mas já ouviu falar nos cursos ministrados pela instituição?

A BMF Bovespa mantém um instituto educacional com MBA, cursos de formação, especialização, treinamentos, cursos à distância e a Escola do Investidor, além da Escola de Empresas.

De maneira geral, o objetivo é fornecer explicações sobre o mercado financeiro para que os investidores e os profissionais do setor de mercado financeiro possam se atualizar e aperfeiçoar.

BMF Cursos

A instituição mantém cursos voltados para empresas, parceiros, participantes do mercado e investidores. Para empresas, o curso é voltado aos profissionais que atuam na BMF Bovespa. Os cursos são presenciais, semipresenciais ou à distância. Existem treinamentos, seminários e palestras e o curso é totalmente ministrado na companhia.

Para os parceiros, a ideia é difundir o mercado de capitais e derivativos para pessoas com pouco conhecimento no assunto. Assim, novos profissionais são formados, atendendo a uma demanda necessária. Os estudantes deste curso conhecem técnicas avançadas da Bolsa, aliando a teoria com a prática. Os cursos para participantes do mercado acontecem em empresas mediadoras e também são direcionados a pessoas que querem trabalhar com as áreas de back-office operacional ou estratégico. Neste caso são oferecidos treinamentos e certificações.

Já para investidores o curso é para aqueles que querem investir no mercado e querem ter uma informação a mais. Por isso, existem cursos como a palestra do Educar (palestras sobre mercado de ações), o Conselho do Fórum Mulheres em Ação (que fornecem cursos básicos sobre o mercado de ações específicos para mulheres) e Introdução ao Mercado Futuro e Derivativos (apresentando os conceitos preliminares e as principais características do mercado). (Leia também sobre a Bm&f ouro)

Além disso, existem os cursos presenciais de MBA em Mercado de Capitais e Derivativos e Pricing; de especialização, formação e treinamentos; e as escolas de empresa e do investidor, voltados para a formação de profissionais e preparação de empresas.

As sedes estão localizados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. No site do Instituto Educacional da BMF Bovespa também é possível encontrar fontes de pesquisa, biblioteca virtual, material de apoio e outras informações.

 

BMF Soja

BMF Soja

Sobre a BMF Soja

A BM&F, Bolsa de Mercadorias e Futuros, era a maior bolsa de valores do Brasil. Ela se fundiu com a Bovespa o que originou a BM&F Bovespa. Localizava-se na cidade de São Paulo, capital do estado com mesmo nome. Entre os contratos de mercadorias em que se negociavam na antiga bolsa de valores, se destacavam os commodities e derivativos.

Commodities

Comodities é o plural em inglês da palavra “commodity”, que por sua vez significa mercadoria. Sua utilização é muito comum nas transações comerciais de produtos nas bolsas de mercadorias de origem primária, como por exemplo os tipos agrícolas café, trigo, soja; os recursos pesqueiros como peixes, lulas, crustáceos, ostras; mineral como ouro, petróleo, minério de ferro; até mesmo tecnológico como computadores, servidor, switch; entre tantos outros.

História da BM&F

A origem da Bolsa de Mercadorias e Futuros, BM&F, está atrelada a outras duas bolsas da cidade de São Paulo, a Bolsa Mercantil de Futuros e a Bolsa de Mercadorias de São Paulo. Esta veio a ser criada por empresários paulistas no ano de 1917, no dia de 26 de outubro. Sua ligação estava voltada principalmente à exportação, agricultura e ao comércio.

Enquanto a Bolsa Mercantil de Futuros, que já utilizava a sigla BM&F, surgiu apenas no mês de julho de 1985. Porém em muito pouco tempo ela consegue lugar invejável frente as suas mesmas espécies, principalmente por oferecer negociação de produtos financeiros em diversas modalidades operacionais.

As duas Bolsas de Valores fecharam um acordo no dia 09 de maio de 1991 para unir suas atividades. A intenção com este acordo era unir dois elementos bastante importante para o sucesso da transação, a tradição de uma com o dinamismo da outra. Desta forma surgiu a Bolsa de Mercadorias & Futuros, mantendo a sigla BM&F.

No dai 30 de junho de 1997, aconteceu outro acordo, desta vez com a Bolsa Brasileira d Futuros, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Com este novo acordo surge o principal centro de negociações de derivativos do Mercosul. No dia 26 de março de 2008, a BM&F se fundiu com a Bovespa, se tornando a terceira maior do mundo e a segunda das Américas em valor de mercado.

BMF Soja

Um dos produtos que podem ser encontrados sua cotação na Bolsa de Mercadorias e Futuros é a soja. Como já falado anteriormente ela se encontra na classificação dos commodities.

Pesquisar
Artigos Relacionados