Black Friday 2013: onde encontrar descontos

links patrocinados

Black Friday 2013: onde encontrar descontos

O termo Black Friday foi criado nos Estados Unidos, na década de 1960, para identificar uma grande ação de vendas que acontece todos os anos, geralmente no final de novembro, após o feriado norte-americano de Ação de Graças. A partir de 1975, o termo se popularizou graças à sua utilização em jornais e revistas da época. Antes, o título “Black Friday” era apenas utilizado de maneira popular, sendo posteriormente apropriado pela publicidade.

Nos Estados Unidos, a Black Friday é considerada a data de aquecimento do comércio, devido às festas de final de ano. Geralmente, as lojas participantes abrem suas portas muito mais cedo, ainda durante a madrugada, e ficam lotadas de consumidores até que quase não restem mais produtos. Nos Estados Unidos, a Black Friday é um pouco parecida com os grandes saldões realizados por lojas do varejo brasileiro, quando pessoas passam a noite na porta dos estabelecimentos para comprar produtos com altas taxas de descontos.

Black Friday brasileira

Black Friday 2013: onde encontrar descontos Black Friday 2013: onde encontrar descontos - saiba mais

Embora possua diferenças essenciais, a Black Friday também chegou ao Brasil, no ano de 2010. Por aqui, o evento promocional acontece principalmente pela internet, nas lojas virtuais de grandes estabelecimentos varejistas. As primeiras edições da Black Friday brasileira tiveram algumas polêmicas, principalmente a oferta de “falsos descontos”. Poucas semanas antes do evento promocional, as lojas aumentavam o preço de seus produtos para patamares superiores ao padrão de mercado. Assim, ofereciam “descontos” durante a Black Friday. Na verdade, o desconto era equivalente ao preço original, não existindo na prática.

Este tipo de postura foi duramente combatida pelo Ministério Público e pelo PROCON. Por isso, a Black Friday brasileira está cada vez mais confiável. A edição de 2013, que será realizada no dia 22 de novembro, promete grandes descontos nos mais diversos tipos de produtos. Confira, abaixo, algumas lojas que já confirmaram presença na próxima edição do evento.

Black Friday 2013

Lojas participantes da Black Friday brasileira

Dentre as lojas brasileiras que já confirmaram sua participação na Black Friday estão Netshoes, Submarino, Adidas, Colcci, Marisa, Muffato, Sony e dezenas de outras. As lojas e empresas participantes do evento costumam se cadastrar no site oficial da Black Friday brasileira. Portanto, para encontrar a maioria dos descontos disponíveis, acesse o a página oficial do evento.

Black Friday 2013: onde encontrar

Descontos reais

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais atentos. É comum que ONGs e pessoas físicas monitorem os preços das lojas dias antes da Black Friday, portanto, há grandes chances de que vereamos mais descontos reais em 2013 do que nos anos anteriores.

Confira o Black Friday 2013: onde encontrar descontos

O que fazer com descontos falsos

Se você encontrar algum desconto suspeito na Black Friday brasileira, faça um print screen da tela onde a oferta está sendo fornecida. Em seguida, utilize serviços especializados em atendimento ao consumidor, como o PROCON ou a página Reclame Aqui. Em 2012, sete grandes empresas foram notificadas por oferecer descontos falsos. Para identificar a evolução do preço dos produtos, o que ajuda a identificar falsos descontos, uma página recomendada é o Já Cotei, que traz um histórico de preços de diversos produtos.

Pesquisar
Artigos Relacionados