Biodiesel

links patrocinados

Biodiesel

Biodiesel

Atualmente todos falam em sustentabilidade, frear os gastos e aproveitar ao máximo o que a natureza pode nos oferecer, sem agredi-la. E este discurso todo sobre preservar o meio ambiente não poderia ter maior aceitação que nos transportes coletivos, com um número enorme de passageiros e uma demanda muito grande de veículos, estes seriam os maiores emissores de gases poluentes na natureza e em tempos de preservação e sustentabilidade, não haveria outra maneira senão modificar os combustíveis que fazem estes veículos rodar.

Pior que aquela fumaça preta, são os danos que isso acarreta a saúde e ao bem estar da população e pior, a natureza sofre e os acidentes naturais são a maior mostra de que a natureza não anda muito feliz com os inventos do homem e toda a modernidade que compete aos grandes centros urbanos. Os combustíveis feitos naturalmente podem salvar nossa atmosfera e ainda preservar ainda mais a saúde das pessoas, o biodiesel é sem duvida uma invenção que veio para revolucionar os veículos e a vida das pessoas, sem contar no bem que isto causa a natureza.

Oleo de Biodiesel

Sobre o Biodiesel

O biodiesel é feito a partir de gordura de origem animal ou vegetal, este combustível foi feito para substituir os diesel feito de petróleo nos motores de carros, ônibus, tratores e caminhonetes. O biodiesel pode ser usado puro ou a partir de misturas com o diesel feito de petróleo, estas misturas geralmente possuem uma designação na hora da comercialização, por exemplo, o biodiesel puro é conhecido como B100 (100% de biodiesel na fórmula), e há as misturas de biodiesel contendo 20% de diesel derivado do petróleo, denominada B20, B30 contendo 30% e assim sucessivamente.

As misturas mais amigas da natureza são as maiores, justamente por obter uma quantidade menos de poluentes. Para utilizar o biodiesel puro é necessário que haja modificações nos motores dos automotores, portanto a mistura mais utilizada para motores originais são as que usam somente 20% de biodiesel na fórmula.

Vantagens na Utilização do Biodiesel

Vantagens do Biodiesel

Os trabalhadores do campo não precisariam mais migrar para as cidades, a fim de conseguir empregos. Com o biodiesel, os trabalhadores do campo poderiam manter suas atividades e ainda aumentar os lucros através deste combustível natural feito a partir dos produtos do campo. Devido ao pouco teor tóxico deste combustível, não haveria mais problemas no armazenamento ou no manuseio dele.

Como o petróleo está ficando escasso, está havendo uma necessidade grande de escavações muito profundas, prejudicando a natureza e havendo muitos gastos, com o biodiesel, não haveria mais a preocupação com escavações, porque as matérias primas do biodiesel se encontram na superfície.

Desvantagens na Utilização do Biodiesel

Venda de Biodiesel

As lavouras poderão aumentar de tamanho devido à produção de biodiesel e isso poderia acarretar no avanço a áreas ambientalmente protegidas, fazendo com que houvesse o desaparecimento de algumas espécies. Devido ao aumento da produção da matéria prima, que se constitui na lavoura o solo ficaria coberto de plantações fazendo com que animais e plantas que dependam deste solo, venham a desaparecer. Embora o biodiesel não emita CO² em demasia, com as técnicas de irrigação da plantação, colheita e produção de adubo haveria a necessidade de aumentar a utilização de máquinas que emitiriam estes gases danosos.

E por fim, com a utilização de milho, soja e trigo na produção de biodiesel estes produtos teriam que ter um aumento na produção, o que acarretaria num aumento no valor deles, o que por consequência aumentaria o valor de alguns alimentos preparados com estes produtos.

Biodiesel Petrobras Componentes do Biodiesel

Pesquisar
Artigos Relacionados