Bienal Fortaleza 2013

links patrocinados

Bienal Fortaleza 2013

Bienal Fortaleza 2013

A primeira Bienal do livro no Brasil aconteceu em 1983, no Rio de Janeiro. No início, a Bienal ocupava um espaço reduzido, com pouco mais de 1500 metros quadrados ocupados. Atualmente, o evento atrai pessoas de todo o mundo, e conta com a participação de mais de 950 editoras. Outro grande feito da Bienal do Rio foi a difusão do conceito para outras regiões do país. Atualmente acontecem bienais em cidades como São Paulo, Manaus e Fortaleza, capital do Ceará.

Bienal de Fortaleza

A Bienal de Fortaleza acontece desde o ano de 1991. De lá pra cá, dez edições já foram realizadas, com a 11ª agendada para 2013. Ainda não foram divulgadas informações sobre as datas do evento, que costuma acontecer na parte final do ano, em novembro. Embora as datas ainda nã oestejam definidas, algumas informações já foram adiantadas pela organização do evento: assim como na última edição, a Bienal de Fortaleza terá dez dias de duração.

A Bienal será realizada no Centro de Eventos da cidade, assim como aconteceu na edição anterior. O local tem capacidade para até trinta mil pessoas, ocupando uma área de 152,7 mil metros quadrados. Ou seja, a Bienal de Fortaleza não deixa nada a desejar em relação aos outros eventos semelhantes que acontecem no Brasil e no mundo.

Bienal Fortaleza 2013 - evento

Organização

Além das exposições promovidas por centenas de editoras, a Bienal de Fortaleza conta também com uma série de outras atrações, como o Encontro de Contadores de Histórias, Reunião de Editoras Universitárias, Encontro de Escritores e uma série de outros. Em todas as edições, também são homenageados escritores cuja obra seja relevante para o mundo da literatura. Na última edição, por exemplo, o grande homenageado foi Wole Soyinka, escritor nigeriano que conquistou o Nobel em 1986.

A última edição homenageou também o pesquisador Sânzio de Azevedo, que realizou uma série de pesquisas sobre o movimento literário Padaria Espiritual – movimento de jovens cearenses do século XIX, que contou com escritores como Ulisses Bezerra, Tiburcio de Freitas e Antônio Sales.

Datas Bienal Fortaleza 2013

A Bienal de Fortaleza tem como principais organizadores a Rede Nordeste do Livro, o Instituto de Arte e Cultura do Ceará e a Secretaria de Cultura do estado. Na última edição, cerca de 600 mil pessoas compareceram ao evento em seus dez dias de duração.

Mais informações

Embora a Bienal de Fortaleza aconteça apenas em novembro, todos os preparativos já estão começando a ser realizados. Conforme novas informações surjam, serão divulgadas através da própria página do evento ou de seus organizadores. A última edição da Bienal de Fortaleza foi um grande sucesso de público e crítica. Portanto, se você se interessa por eventos literários, esta é uma oportunidade imperdível.

Se você vive em outra região do país e pretende visitar a Bienal de Fortaleza, fique atento também à disponibilidade de voos e hospedagem na cidade, pois, com a proximidade da Bienal, a oferta de vagas se torna bem reduzida. A Bienal de Fortaleza é, também, uma excelente oportunidade para que os turistas possam conhecer mais sobre a capital cearense.

Bienal Fortaleza 2013 - estrutura 2013 - Bienal Fortaleza

Bienal Fortaleza 2013

Confira um vídeo sobre a Bienal do Livro no Ceará:

http://www.youtube.com/watch?v=gBe1rzlsjeo

Pesquisar