Benefícios do Feijão

links patrocinados

Benefícios do Feijão

O feijão é o primeiro, se não o único alimento, que desperta saudade no caso de quem viaja para o exterior, além de fazer muita faltar no prato dos brasileiros. Além da variedade de combinações possíveis durante o preparo e do sabor delicioso, o feijão é ainda muito bem visto por especialista da saúde, trazendo inúmeros benefícios à saúde. Isso porque ele possui uma grande quantidade de nutrientes. O ideal é que seja consumido ao menos uma porção diária de alguma leguminosa, como a soja, a lentilha e a ervilha seca, ou ainda uma porção de feijão.

Principais benefícios do feijão

Benefícios do Feijão Confira os Benefícios do Feijão

Feijão é uma poderosa fonte de proteínas, que são essenciais para a saúde dos tecidos do corpo humano. Isso é importante porque o nosso corpo não consegue produzir sozinho essas proteínas vegetais, que são formadas por aminoácidos, conhecidos como lisinas. Mas, deve-se ressaltar que o feijão não pode ser a única fonte de proteínas inclusa na sua dieta, os laticínios e as carnes também são muito importantes.

Conheça os Benefícios do Feijão

Confira mais

A mistura deliciosa do feijão com arroz, ajuda a prevenir o aparecimento de cáries. Isso porque a mistura proporciona uma dose diárias de flúor, aumentando a proteção dos dentes. Além disso, outro principal benefício do feijão é que esse alimento quando incluso em uma dieta balanceada, pode ajudar no emagrecimento, por promover uma sensação de saciedade maior. Mas atenção, ele deve ser consumido moderadamente, já que é rico em carboidratos.

Saiba os Benefícios do Feijão

Controlando o intestino preso e prevenindo o aparecimento de doenças degenerativas e de câncer

Outro benefício do consumo de feijão, é que ele ajuda a lutar contra o intestino preso. Isso porque as fibras presentes nesse alimento, ajudam para que o intestino funcione melhor, aumentando assim o volume das fezes. Além disso, as fibras presentes no feijão ajudam para que a glicose presente nos alimentos seja absorvida pelo corpo. Desta forma, o paciente que luta contra diabetes consegue manter os índices glicêmicos estáveis por mais tempo. Por ser uma poderosa fonte de compostos fenólicos e de substâncias antioxidantes, o feijão ajuda a reduzir os riscos de ocorrência de doenças degenerativas, alguns tipos de câncer e de problemas cardiovasculares. Além disso, as fibras do feijão ajudam no combate à obesidade e ainda a controlar os níveis de glicemia no sangue e os níveis de colesterol, diminuindo assim as chances de ocorrerem doenças crônicas.

Feijão

Vitaminas e minerais

Graças à alta taxa de ferro, o feijão é uma importante fonte de minerais e ainda uma das principais armas contra a anemia, que é a diminuição do número de hemoglobina, ou seja, de células vermelhas do sangue causada exatamente pela falta deste mineral no organismo. O feijão também é rico em vitaminas do complexo B, importante durante a gestação para evitar deformações no feto. Além disso, a falta dessas vitaminas pode causar alterações bruscas no humor e ainda anemia, com sintomas como fraqueza e cansaço. Para mais informações sobre os benefícios do feijão, consulte um nutricionista de sua total confiança.

Pesquisar
Artigos Relacionados