Benefícios da natação para a saúde

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Benefícios da natação para a saúde

A natação é um esporte único. É difícil encontrar outra modalidade de atividade física que reúna tantos benefícios e, ao mesmo tempo, possa ser praticada por qualquer pessoa. Crianças, jovens e até idosos e grávidas têm na natação um esporte que traz dezenas de benefícios. Esta versatilidade da natação se dá pelo baixo impacto da atividade, apesar da realização de exercícios mais intensos.

Além da sensação de bem-estar relatada pelos próprios praticantes, a natação também tem recebido reconhecimento acadêmico. Recentemente, a PUC do Rio Grande do Sul fez uma pesquisa com idosas nadadoras, identificando uma melhoria considerável no tônus muscular das praticantes de natação. Um estudo de Taiwan também mostrou que os praticantes de natação têm uma coordenação motora superior. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre estes e outros benefícios da natação para sua saúde e bem-estar.

Benefícios físicos da natação

A dinâmica da natação faz com que ela seja um dos melhores esportes para o sistema cardiovascular.

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Cada braçada o coração é fortalecido, o que melhora a circulação sanguínea e ajuda na eliminação da gordura. A natação também ajuda a reduzir a frequência cardíaca, beneficiando todo o metabolismo.

Os grandes beneficiados da natação, entretanto, são os pulmões. Os praticantes do esporte apresentam uma melhoria nos músculos do tórax, o que melhora a capacidade do pulmão de se contrair e expandir. O resultado disso é que todo o corpo recebe mais oxigenação.

Outra região corporal muito beneficiada são as articulações. A natação, quando praticada regularmente, promove o crescimento muscular, o que ajuda a proteger ligamentos e tendões. A natação também age diretamente nas próprias articulações, tornando-as mais flexíveis e melhorando a lubrificação interna. Por isso, a natação é altamente recomendada para quem tem artrose ou outras doenças que afetem as articulações.

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Benefícios psicológicos da natação

Além de todas as melhorias trazidas para o corpo, a natação também proporciona muitos benefícios para a mente. O ambiente aquático oferece uma liberdade de movimentos impossível nas atividades “secas”. Por isso, é muito mais fácil relaxar na água. Os praticantes da natação também se sentem mais seguros e independentes.

Natação

Cuidados

Embora seja uma atividade acessível para todos, a natação envolve alguns cuidados básicos. Se você ainda não sabe nadar, ou tem pouca habilidade, o ideal é procurar uma escola especializada. Isso é ainda mais importante no caso de crianças e idosos, que precisam de um acompanhamento constante durante a realização das atividades. Antes de começar a nadar, é essencial a realização de uma avaliação física completa, que dará orientações sobre a carga de exercícios suportada pelo futuro praticante. Aos poucos, esta carga pode ser gradualmente ampliada, conforme a capacidade física for melhorando.

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Outras modalidades

Além da natação, o ambiente aquático permite também a prática de outras atividades físicas, igualmente benéficas. É o caso, por exemplo, da hidroginástica, ideal para quem também deseja queimar calorias de maneira rápida e saudável. Outras modalidades recomendadas são Acqua Circuit, Hidro Power, Acqua Terra e outras. Nestes casos, também é importante recorrer a um profissional antes do início das atividades.

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