Benefícios da aveia na dieta

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Benefícios da aveia na dieta

O que é a aveia

A aveia é um vegetal composto de fibras solúveis que pode ser encontrado em abundância na natureza em mais de 450 espécies. O cereal é extremamente nutritivo e a única contraindicação é para pessoas alérgicas ao glúten, já que a aveia possui altas taxas deste componente.
O consumo de aveia está presente na dieta humana desde sempre e traz inúmeros benefícios para a saúde. Logo, seu consumo é recomendado por dez a cada dez médicos nutricionistas para diversos fins.

Benefícios da aveia na dieta

Benefícios da aveia na dieta Saiba os benefícios da aveia na dieta

Os principais benefícios da aveia na dieta humana estão relacionados ao sistema digestivo. A aveia é rica em fibras solúveis que demoram para ser digeridas pelo sistema digestivo. Logo, consumir aveia, mesmo em poucas quantidades, ajuda o organismo a se sentir sempre saciado. Desta forma a pessoa sente menos fome, come menos e consegue perder peso.

É por este motivo que praticamente todas as dietas para emagrecer incentivam o consumo de aveia: ela é talvez o principal ingrediente destas dietas, já que fazem com que a pessoa coma outros ingredientes em menor quantidade.

Confira os benefícios da aveia na dieta

A diminuição do colesterol ruim

Outro benefício da aveia na dieta é a diminuição nos níveis do LDL, ou colesterol ruim. Graças à betaglucana, uma das principais fibras presentes na composição da aveia, o cereal fermenta no intestino grosso e produz moléculas que combatem as placas de colesterol ruim alojadas nas veias e artérias, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
Por este motivo, é preciso consumir aveia regularmente em quantidades razoáveis. Além do combate ao colesterol ruim, a aveia ajuda em outras funções do organismo, como a diminuição nos picos de glicemia, diminuindo os riscos de diabetes tipo 2.

Os benefícios da aveia na dieta

Consumo recomendado de aveia

Não há uma quantidade padrão para consumo de aveia na dieta humana. A quantidade ideal de cada pessoa irá varia de acordo com o objetivo que ela possui. Para quem quer emagrecer e está consumindo o cereal para este fim, uma quantia boa para o consumo é de 20 a 30 gramas em duas vezes ao dia.

Uma boa dica é consumir a aveia antes das refeições para diminuir o apetite. Além disso, é possível comer aveia em diferentes formas, já que ela é vendida em vários formatos. É possível comprar aveia como farelo, como flocos ou em forma de farinha, sendo que cada tipo oferece várias possibilidades de receitas e consumo.

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Benefícios da aveia na dieta para emagrecer

Independente da dieta que você escolher para emagrecer, o consumo de aveia é importante. Além de diminuir o apetite, a aveia contribui para outros inúmeros benefícios no organismo e isso inclui outras funções que também ajudam a emagrecer. Logo, manter a aveia em toda a dieta é importante para todo o processo.

Além disso, é importante manter o restante da dieta balanceada, incluindo sempre alimentos de todos os tipos para prover todos os nutrientes que o organismo precisa para estar sempre saudável. Exercícios físicos também são sempre bem vindos e, somando todos estes fatores, além de emagrecer, você ganha qualidade de vida. Seja saudável!

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