Benefício INSS cessado – situação, o que fazer e o que significa

Benefício INSS cessado - situação, o que fazer e o que significa

Benefício INSS cessado – situação, o que fazer e o que significa

O INSS é uma taxa arrecadada mensalmente dos trabalhadores assalariados e registrados em conformidade com as leis e já vem descontado em seu holerite. O valor do desconto varia de 8% a 11% dependendo do valor bruto do salário do contribuinte.

Casos em que o trabalhador recebe o valor contribuído para o INSS

O INSS é arrecadado para que quando o trabalhador cumpra o tempo indicado para solicitar a aposentadoria possa ter acesso ao benefício, assim como em diversas situações como auxilio reclusão, auxilio por doença, auxilio por invalidez, desemprego involuntário e em casos de óbito.

Consultando a situação do benefício

Para fazer a consulta sobre o seu benefício que deve ser caracterizado conforme os benefícios já mencionados você deverá acessar o site da Previdência Social e informar os dados solicitados. O número do Benefício, sua data de nascimento, o nome do beneficiário e o seu CPF serão solicitados além de ter de inserir os caracteres para a confirmação da pesquisa.

Situação Benefício INSS cessado

A situação do benefício cedido poderá ser consultada também nos postos da previdência e pela central de atendimento no número 135. Lembre-se de sempre ter em mãos os documentos necessários para a consulta.

Benefício do INSS cessado

O benefício do INSS será cessado quando a Previdência não considerar o beneficiário apto ao seu recebimento, portanto assim que o benefício seja cessado o beneficiário perde o direito de receber o valor simbólico do INSS.

Todos os anos são cessados benefícios sejam por óbito dos aposentados já em idade avançada ou o trabalhador já voltou às condições normais que já não o impedem de trabalhar. Caso o seu benefício seja cessado sem motivo aparente não deixe de ir a um posto de atendimento ou entrar em contato pelo 135 para solicitar informações sobre o motivo que levou a Previdência a Cancelar seu benefício.

O que fazer Benefício INSS cessado

Site da Previdência Social

O site da Previdência conta com explicações sobre como recorrer ao benefício e como solicitá-lo. Há a descrição de cada benefício que é cedido aos trabalhadores como auxílio por doença e invalidez, salário maternidade, aposentadoria por idade ou tempo de contribuição, pensões especiais ou em caso de morte, salário família e demais benefícios que são cedidos pelo INSS.

Se o seu benefício está irregular ou foi cessado, não deixe de procurar ajuda. No site da Previdência Social estão todas as informações que você necessita para ir atrás do seu direito, assim como entender o porquê do seu benefício ser cessado, além de dados sobre a quantidade de benefícios cessados por ano e os motivos que levaram a Previdência a tomar essa decisão. Estas informações de interesse geral são divulgadas em órgãos públicos devido à Lei 12.527 que foi publicada em 18 de novembro de 2011 e apresenta que as informações de interesse geral sobre qualquer serviço prestado em órgãos públicos e que seja de interesse dos brasileiros deve estar disponibilizada no site do órgão de forma clara.

Não deixe de consultar no posto mais próximo se você já tem direito a receber o benefício ou solicitar a revisão do mesmo. Se você contribuiu mensalmente com o INSS é seu direito receber os benefícios cedidos de acordo com a sua situação.

O que significa Benefício INSS cessado Situação, o que fazer e o que significa - Benefício INSS cessado

Vídeo Benefício INSS cessado – situação, o que fazer e o que significa

Confira um vídeo sobre os benefícios do INSS

GD Star Rating
loading...
Benefício INSS cessado - situação, o que fazer e o que significa, Nota: 4.3 de 5 com 15 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados