Benchmarking – Definição e Conceito

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Benchmarking - Definição e Conceito

Benchmarking – Definição e Conceito

Sobre o Benchmarking

No mundo competitivo dos dias de hoje, as empresas não podem mais ficar paradas oferecendo sempre os mesmos serviços. A ideia é sempre melhorar, evoluir, fidelizar e conquistar mais clientes. É aí que entra o conceito de benchmarking, uma estratégia que faz os empresários a pensarem em novas alternativas.

O benchmarking, em outras palavras, é o conceito de observar as iniciativas de uma determinada empresa, reestruturá-las e desenvolvê-las de uma maneira mais eficaz para efetivá-las na sua empresa. Porém, o trabalho não para por aí. Além de criar esta nova ideia, também é preciso divulgá-la através das estratégias de marketing.

Para que o benchmarking faça efeito, ele não pode ser utilizado somente em determinadas situações. A empresa deve adotar esta filosofia, avaliando continuamente os produtos e serviços das concorrentes. Somente assim é possível fazer com que o benchmarking seja um dos mais eficazes sistemas de gestão.

Vale ressaltar que o benchmarking não é a apropriação de uma ideia, mas sim a reformulação da mesma. Para isso, é mais do que necessário fazer uma sistematização, uma linha de trabalho que deve ser seguida.

Tipos de benchmarking

Existem quatro tipos de benchmarking: competitivo, interno, genérico e funcional. O competitivo foca-se nas atitudes das empresas concorrentes. Neste caso, um consultor é bem vindo para a realização do trabalho. No interno a reformulação das iniciativas acontece dentro da própria empresa; ou seja, o trabalho realizado nos departamentos é avaliado e reformulado.

No tipo genérico, a avaliação é feita num processo que passa por vários departamentos de uma empresa e este mesmo processo é comum a diversas outras empresas. Um exemplo é a compra de um produto até a entrega do mesmo ao cliente. Este é o tipo mais comum. A última alternativa é o tipo funcional, que se baseia em uma função específica, podendo a empresa tê-la ou não.

Consultoria Financeira e Administrativa Empresarial

Consultoria Financeira e Administrativa Empresarial

No mercado financeiro e administrativo a prestação de consultaria é um setor de extrema importância para tomada de decisões e administração de negócios. O empresário que precisa expandir seus negócios, ou enfrenta qualquer problema precisa do serviço de um profissional da área de consultoria, pois assim pode dinamizar e melhorar seu ramo de atividades.

Um consultor ira aponta a melhor forma de administrar a empresa, demonstrar quais são as tendências de mercado para aquele setor e trazer ao seu cliente as melhores aplicações a serem realizadas no momento, para que o futuro financeiro e administrativo da empresa esteja mais focado e dinamizado.

Como funciona

O que o cliente de um consultor precisa ter em mente é que não existem formulas prontas para sair de determinados prejuízos financeiros. O modo de operar para administrar crises é especifico de cada um, podendo ser pessoal ou da empresa. Deve-se levar em conta culturas pessoais, contexto empresarial, e quais os objetivos que se tem em mente.

O consultor ira trabalhar exatamente neste ponto, ele possui a capacidade de perceber quais são as fragilidades pessoais e empresariais que levaram a uma possível crise, ou perceber em qual ponto deve-se investir para dinamizar ainda mais a produção da empresa. O Consultor consegue refletir sob todos os aspectos inseridos no contexto e elaborar planos de ação para buscar os resultados de acordo com a necessidade de cada cliente especifico.

Não há a necessidade de que se contrate um consultor apenas quando há prejuízos financeiros, pessoais ou empresariais. A boa administração pode ser ainda mais otimizada com os serviços de um consultor profissional. Ele pode dar orientações para que as atividades da empresa se tornem ainda mais eficientes e mais focadas nos resultados.

A consultora pode implementar controles financeiros com objetivo de organizar informações e processos, ajudar a elaborar e a colocar em pratica o planejamento estratégico. O consultor ira analisar todos os resultados e monitorar e diagnosticar possíveis falhas.

Contratar consultoria

Os serviços de consultoria podem ser contratados por qualquer pessoa que veja a necessidade de um consultor, ou que acredite que possa dinamizar ainda mais seu ramo de atividades. Existem empresas especializadas em prestar consultoria financeira, administrativa e empresarial.

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