BDTD UFSCar

links patrocinados

BDTD UFSCar

BDTD UFSCar

Os alunos que querem ter acesso a teses e dissertações já defendidas, podem realizar isso através da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Esta possibilita ao aluno e demais interessados o acesso a inúmeros conteúdos de ciência e tecnologia.

Isso é importante para que auxilie o aluno no trabalho que está elaborando, permitindo conhecimento daquilo que já foi pesquisado anteriormente por outros autores, além de possibilitar trazer autores que poderão ser utilizados pelo aluno.

A busca pode ser feita por acadêmicos de todo o Brasil e demais interessados de outros países.

Funcionamento da BDTD

A BDTD é um projeto coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A Biblioteca conta com o apoio da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep).

Esta tem o objetivo de publicar teses e dissertações em um meio eletrônico, a fim de integrar esses conteúdos de diferentes universidades em um mesmo sistema, dando a possibilidade de visualização universal do conteúdo.

Parceria da BDTD com a UFSCAR

A Universidade Federal de São Carlos firma uma parceria com a BDTD, possibilitando dessa forma, uma ampliação de conteúdos a Biblioteca e permitindo que outras instituições de ensino tenham acesso ao conteúdo publicado.

A vantagem para a UFSCAR é o estímulo dessas publicações, assim, os alunos podem contar com a biblioteca para divulgar o conteúdo, o que é possível somente com essa parceria, já que esta facilita a divulgação das teses e dissertações.

Essa parceira não ocorre somente com a UFSCAR, mas com dezenas de instituições espalhadas por todo o território nacional, como: USP, PUC-SP, PUCCAMP, PUC-PR, PUC- Rio, UNB, UCB, UCDB, UCPEL, UNICAMP, UEL, UFBA,UFES, UFMS, UNIOESTE, UNITAU, UNIVALI, UFRN, UFPEL,UDESC, UNICAP, UPE, Unisinos, FURB, UFU, UFS, UFSCAR, UFSC, UFMG, UFLA, UFF, UNISANTOS, UNIFACS, ANHEMBI, UFPB, UEFJ, FAMERP, UFAL, FURG, entre outras universidades.

Publicação do conteúdo

Para que uma tese ou dissertação seja disponibilizada na Biblioteca, o acadêmico precisa realizar depósito legal e formal de acordo com as normas aprovadas pela Câmara de Pós-Graduação.

Após ter feito isso, o aluno precisa assinar um termo de autorização, e então, seguir procedimentos para a submissão da dissertação ou da tese. A publicação ocorre, então, a partir do cadastro realizado pelo aluno no site da Biblioteca.

Busca de teses e dissertações

O interessado em realizar pesquisas pela Biblioteca deve dirigir-se até o site e inserir o título da tese ou dissertação, ou palavras referentes, assunto, resumo, autor, contribuidor, e até mesmo a área em que está inserida o trabalho.

Ainda é possível selecionar filtros de busca, como, por exemplo, o grau, se é de mestrado, doutorado ou outros, a data de defesa e o idioma. Também é possível selecionar o registro por páginas.

A biblioteca oferece, além dos serviços citados acima, relatórios da quantidade de teses e dissertações publicadas, de acordo com a área, data ou grau.

<2>Fotos

BDTD UFSCarBDTD UFSCar
Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesBiblioteca Digital de Teses e Dissertações
UFSCarUFSCar

Pesquisar
Artigos Relacionados