Base Aérea

links patrocinados

Base Aérea

Base Aérea

Bases aéreas nada mais são do que aeródromos que servem de estacionamento, apoio e operação de aeronaves militares. Tais espaços são bastante semelhantes aos aeroportos civis, mas se diferem destes por não lidarem com uma grande quantidade de passageiros todos os dias e também por não ser necessário o trabalho de autoridades aduaneiras e de controle de imigração antes e depois da decolagem e aterrissagem das aeronaves e transporte de cargas.

Bases aéreas também podem ser bases militares que não servem de aeródromos ou locais controlados por civis onde estão baseadas as aeronaves.

O que são bases aéreas militares

As bases aéreas militares são bastante parecidas com os aeroportos civis instalados nas capitais brasileiras em termos de infraestrutura, equipamentos e serviços disponíveis, porém, não existem terminais de passageiros ou agentes da Receita Federal nesses locais. Esses espaços precisam ser instalados em locais afastados dos grandes centros urbanos por oferecerem riscos aos habitantes, tais como acidentes aéreos, que podem ser ainda mais graves do que os que normalmente ocorrem em função das cargas que os aviões militares carregam, como armamento e materiais explosivos. Além disto, as bases aéreas não estão sujeitas às regras dos aeroportos civis, que permitem a decolagem e aterrissagem somente até determinado horário, garantindo o sono dos moradores próximos.

Base Aérea brasileira

Como funcionam as bases aéreas militares

Bases aéreas militares necessitam de fortes esquemas de segurança, por conta dos riscos envolvidos na operação das aeronaves, mas principalmente para evitar ataques terroristas. Em períodos de guerra a segurança se mostra ainda mais necessária, e as bases aéreas precisam dispor de sistemas de defesa antiaérea, tropas de engenharia, instalações antibomba e subterrâneas.

Além das bases aéreas militares tradicionais, instaladas no solo e em locais afastados, existem também as bases aéreas em estradas, que são ótimas durante guerras e perfeitas por suportarem o peso das aeronaves. Há também bases aéreas móveis, que podem ser instaladas em navios e assim se locomoverem pelo mar e também bases aéreas aeronavais, usadas por aviões navais.

Brasil - Base Aérea

Estas últimas se diferenciam das bases aéreas tradicionais por serem operadas pela marinha de guerra ao invés da força aérea. Antigamente as bases aeronavais operavam voos somente de hidroaviões, mas atualmente aviões convencionais também podem aportar nestes espaços.

Bases aéreas no Brasil

As bases aéreas brasileiras são organizadas por meio de uma divisão regional do Brasil, de forma que cada região está subordinada a um Comando Aéreo Regional (COMAR) diferente. Entre bases aéreas do Brasil estão a I COMAR, instalada em Belém e sob a jurisdição dos estados do Amapá, Maranhão e Pará, II COMAR, instalada em Recife e sob a jurisdição dos estados do Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, III COMAR, situada no Rio de Janeiro e sob a jurisdição dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, IV COMAR, instalada em São Paulo e sob a jurisdição dos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, V COMAR, instalada em Canoas e sob a jurisdição dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, VI COMAR, instalada em Brasília e sob a jurisdição dos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e também do Distrito Federal e VII COMAR, instalada em Manaus e sob a jurisdição dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

Base Aérea no Brasil Base Aérea

Vídeo Base Aérea

Confira um vídeo de uma base aérea brasileira

Pesquisar
Artigos Relacionados