Azaléia como cuidar

links patrocinados

Azaléia como cuidar

Azaléia como cuidar

A azaleia é uma flor muito bonita, que tem suas origens no oriente, mais precisamente no Japão e na China. As flores podem ser vermelhas, brancas ou rosas ou ainda uma mistura dessas cores. Todas essas variedades se tornaram possíveis quando a espécie foi levada para a Europa e lá, alterada geneticamente. Você vai ver agora tudo sobre azaleia: como cuidar, para não errar no cultivo dessa planta.

Clima adequado para as azaleias

Esse tipo de planta é adaptado para climas mais quentes e não combina com regiões em que as temperaturas fiquem muito baixas, menores do que zero, por exemplo. Portanto, se o local em que você mora for muito frio, talvez seja mais adequado procurar algum outro tipo de flor, que possa sobreviver nele.

Hora certa de plantar as azaleias

Saber qual é o melhor momento para o plantio de cada tipo de planta é fundamental para que ela sobreviva de uma forma saudável! No caso das azaleias, plante no final da primavera ou no começo do outono e ela provavelmente vai florescer na primavera do ano seguinte. No entanto, algumas variedades produzem mais flores durante o verão e outras ainda durante o outono.

Independente disso, todas as variedades devem ser plantadas dentro desses períodos citados acima. É o primeiro passo para garantir que as suas azaleias possam crescer saudáveis e embelezando o seu jardim!

Local certo para plantar

Escolher um bom lugar para plantar as azaleias é o próximo passo em que você deve pensar com cuidado. Normalmente, essa é uma planta que se desenvolve melhor quando pode desfrutar de um pouco de sombra, ou seja, sob algo que possa filtrar os raios solares para que eles cheguem até ela com menos intensidade. Mas, lembre-se: a sua azaleia precisa do sol, trata-se de deixá-lo apenas mais ameno. Uma boa opção é plantar a azaleia embaixo de uma árvore alta.

Se não tiver uma árvore no quintal, outra alternativa é escolher um dos lados da casa onde o sol bata por menos horas por dia. Já vai ser o suficiente para que ela possa se desenvolver.

Mas vamos fazer um adendo: algumas variedades específicas da azaleia preferem ter a luz solar incidindo diretamente sobre elas e, nesse caso, é totalmente dispensável procurar uma sombra para fazer o plantio. Quando você comprar a planta, pergunte para a pessoa responsável pela floricultura qual é aquela variedade e qual é o melhor local para plantar.

Quando regar as azaleias

Até que a planta se estabilize bem, você pode regá-la todos os dias. O melhor horário é logo pela manhã, porque assim a planta tem tempo o suficiente para absorver a água e para secar. Se for molhar à noite, ela vai permanecer molhada por muito tempo (sem o sol para secar mais rapidamente) e, como consequência, pode até embolorar. A azaleia absorve boa parte da água pelas suas folhas, por isso elas também precisam ser regadas, não apenas o tronco e a raiz.

Depois de um tempo, quando a planta já está estabilizada, não é mais necessário regá-la todos os dias, apenas quando os dias estiverem mais secos, sem chuvas. Nunca deixe de observar a planta todos os dias. Se perceber que as folhas estão começando a murchar, é sinal de que é necessário regar.

E sempre lembrando de regar de cima para baixo para que as folhas tenham acesso a bastante água.

Pesquisar
Artigos Relacionados