Ayurveda Vatta Pitta Kapha

links patrocinados

Ayurveda Vatta Pitta Kapha

A Ayurveda é um método medicinal indiano criado e aplicado há mais de cinco mil anos que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do indivíduo focando no seu tipo biológico, que também pode ser definido pelos elementos básicos. Os elementos vitais são cinco: fogo, terra, água, ar e espaço, sendo que cada pessoa é formada por dois deles (chamados de doshas) e então possui um nome específico – vatta (formado pelo ar e o espaço), o pitta (fogo e água) ou então kapha (água e terra).

O Dosha, portanto, é o que determina não apenas o biotipo, mas também a personalidade da pessoa (ambos estão muito ligados à qualidade de vida e às escolhas do indivíduo). Esse sistema é conhecido como Tridosha, sendo que cada uma das partes possui características próprias, bem como tendências para algum tipo de doença e afins.

Pessoas classificadas como vatta geralmente são magras e ativas, podendo apresentar pele seca e condições intestinais. O Pitta, por sua vez, é a característica de pessoas com boa condição física, sendo facilmente irritáveis e nervosas, devendo evitar também alimentos picantes ou salgados. Os kapha são as pessoas com mais tendência para a obesidade, devendo evitar alimentos como massas e arroz, frequentemente tendo problemas respiratórios.

O sistema de doshas da Ayurveda une elementos como alimentação equilibrada, exercícios e atividades físicas de acordo com a preferência e resistência da pessoa, utiliza plantas medicinais, além de técnicas de massagem, yoga e meditação. Apesar de ser de conhecimento milenar no oriente, começou a se popularizar no hemisfério norte ocidental a partir da década de noventa e mais atualmente se tornou referência no mundo todo, com profissionais da medicina especificamente dedicados ao bem estar através da Ayurveda.

Mais informações

Existem muitos profissionais, principalmente das técnicas científicas que ignoram a medicina alternativa e as plantas medicinais, que consideram as técnicas indianas como falsas. Segundo esses médicos, a Ayurveda se aproveita do psicológico do paciente na maioria dos casos para obter resultados baseados no efeito placebo ou então em mascarar sintomas mais profundos. Embora tenham sido feitas várias pesquisas para tentar comprovar a falsidade dessa técnica, nenhuma conseguiu fazer de forma convincente, posto que também se compara outros sistemas medicinais milenares, como é o caso do chinês e o japonês.

A técnica Ayurveda vem funcionando e satisfazendo principalmente aqueles que estão em busca de uma dieta balanceada, visto que após a determinação do seu dosha, já dá pra saber qual alimentos evitar. O Kapha deve evitar doces, ácidos e salgados. O Pitta pode ficar longe de ácidos, salgados e pungentes. Enquanto isso, o Vatta deve evitar amargos, pungentes e os adstringentes. Existem outras características que ajudam a definir a personalidade da pessoa e também quando e como ela mais se sente produtiva. Os Kaphas tem como qualidades (chamadas gunas) o frio e a umidade, pertencendo melhor aos meses de setembro a dezembro e sendo quente, oleoso e pesado. Os Vattas são frios, leves e secos, pertencendo ao período de abril a setembro. Por último, temos os Pittas, no período de abril a dezembro, que são quentes, leves e oleosos.

Fotos

Confira fotos da Ayurveda Vatta Pitta Kapha:

Ayurveda Vata Pitta e KaphaAyurveda Vata Pitta e Kapha
AyurvedaAyurveda
A Ayurveda é um método medicinal indiano A Ayurveda é um método medicinal indiano

Pesquisar
Artigos Relacionados