Ayurveda Vata

links patrocinados

Ayurveda Vata

Ayurveda Vata

Sobre a Ayurveda Vata

Provavelmente você já ouviu a palavra Ayurveda, mas saber exatamente o que este conceito significa é bastante difícil. A palavra vem do sânscrito e pode ser traduzida como conhecimento da vida. Junto com ele, outras ideias estão reunidas, como o dosha Vata.

As ideias ayurveda são uma ciência. Proveniente da Índia, o conceito foi ampliado e desenvolvido por milhares de anos e hoje existe a Medicina Ayurvedica.

De acordo com esta ciência, tudo o que existe no universo (e não somente no planeta) é composto por cinco elementos originários da natureza. Eles são o espaço ou éter, ar, fogo, água e terra. A partir deste conceito, a ciência permite entender como estes elementos influenciam a natureza e o ser humano.

Dosha Vata

Para a ayurveda, o homem é o microcosmo que faz parte do universo, o macrocosmo. Este universo é composto pela união de dois elementos (daqueles cinco citados acima) que agem tanto na fisiologia como no psicofísico. A união forma os humores biológicos, ou doshas.

A união entre fogo e água, por exemplo, forma o dosha Pitta. Água e Terra geram o Kapha e o espaço junto com o ar forma o dosha Vata.As características do último são ser frio, leve, seco, móvel e rápido e sua atuação acontece, principalmente, na função excretória e também na nervosa.

Em outras palavras, isto significa que, se o dosha Vata estiver desequilibrado, o indivíduo pode ter secura, sentir frio, ter perda de peso, inquietação, gases, prisão de ventre, ansiedade, medos, depressão e insônia. Os sintomas são ocasionados porque, por atuar na função excretória, o dosha Vata age diretamente no intestino grosso.

Se o desequilíbrio for comprovado, a ayurveda permite que a pessoa trate o problema, reequilibrando o dosha. Dentre as práticas adotadas estão a massagem ayurvedica, o uso de óleos medicinais, dieta, rotina mais saudável, oleação e sudação, fitoterapia (uso de plantas medicinas), terapia purificadora, medicação com metais, pedras preciosas e minerais, atividade física yoga e meditação.

Ayurveda Longa Vida

Há algum tempo vem se identificando uma crescente procura por coisas naturais, seja na alimentação ou até mesmo na medicina. Os produtos naturais estão ganhando a atenção de muitas pessoas, e, além disso, a medicina natural também entrou nesta nova forma de pensar a saúde.

Você pode não conhecer, mas existe uma linha da medicina que se chama Ayurveda, que significa medicina da vida. Ela é reconhecida como medicina pelo Conselho Mundial de Saúde e surgiu na Índia existem mais de cinco mil anos. Lá, a Ayurveda é ensinada em universidades.

O que é

A Ayurveda propõe uma nova forma de levar a vida, primando pela mudança dos maus hábitos e buscando a longevidade com saúde. Ela é o caminho pelo qual o ser humano deve seguir para ter uma vida longa e plena, que é uma das maiores preocupações dos indivíduos.

Um dos principais pilares dentro da medicina da vida é a nutrição. A ayurveda utiliza ervas, alimentos frescos e especiarias para fazer a manutenção da saúde da pessoa. Neste sistema, o alimento é a medicina e a medicina é o alimento, já que ele nos transporta para um tempo distante, onde tudo era preparado e consumido no mesmo dia, ou seja, tudo era fresco e sem conservantes. É a busca pelas coisas mais naturais.

A Ayurveda defende que tenhamos muitas ervas em nossa cozinha, já que elas dão muito sabor aos alimentos e também confortam o ser humano na dor ou na doença. As ervas, segundo esta medicina, possuem um forte poder de cura. A medicina da vida está baseada na alimentação do ser.

O importante é conseguir adequar uma alimentação que nutra o corpo e a alma, sem exagerar na dose. A Ayurveda divide os alimentos em seis sabores, os quais devem integrar todas as nossas refeições: doce, salgado, azedo, amargo, adstringente, amargo. Além destas, existem outros princípios que podem ser conhecidos através do livro sobre Ayurveda.

Livro

O livro “Ayurveda – A Ciência da Longa Vida” é de autoria de Edson D’Angelo e Janner Rangel Cortes, e traz todos os fundamentos desta medicina e os ensinamentos que ela prega. É o manual completo para quem quer conhecer a fundo e seguir os princípios propostos por ela. O preço do livro varia entre R$ 61 e R$ 81.

Pesquisar
Artigos Relacionados